A Lufthansa expressou desapreço em relação às greves programadas pelos sindicatos que representam pilotos e tripulantes, cujo descontentamento está ligado às condições de trabalho na companhia aérea alemã.
No dia 10 de fevereiro de 2026, o sindicato Vereinigung Cockpit (VC) anunciou a paralisação dos pilotos da Lufthansa e da Lufthansa Cargo, convocando-os para essa ação no dia 12 de fevereiro.
Da mesma forma, a Organização Independente de Comissários de Bordo (OVNI), também no dia 10 de fevereiro de 2026, convocou seus membros para uma greve visando a Lufthansa e a Lufthansa CityLine na mesma data.
A paralisação dos pilotos do VC impactará todos os voos que tenham origem em aeroportos alemães durante todo o dia, das 00h01 às 23h59, no horário local.
Um representante do VC destacou que a greve é resultado de negociações prolongadas que não resultaram em um acordo satisfatório sobre o plano de pensões para os pilotos da Lufthansa e da Lufthansa Cargo.
Os comissários de bordo, por sua vez, estão protestando contra o rebaixamento das condições de proteção e exigindo uma segurança melhor em relação a demissões.
Em comunicado aos seus associados, o OVNI mencionou a “fuga contínua de acordos coletivos” por parte da empresa.
Em resposta, Michael Niggemann, responsável pelos recursos humanos da Lufthansa, afirmou que a greve é “desnecessária” e destacou que a companhia não possui “capacidade financeira” para atender às reivindicações.
A Lufthansa já antecipou que haverá um grande número de cancelamentos em sua malha aérea, no entanto, os voos realizados por companhias como Austrian Airlines, Brussels Airlines, Eurowings, SWISS, Air Dolomiti, Discover Airlines, Edelweiss e Lufthansa City Airlines não sofrerão impacto devido à greve.
A empresa espera que consiga retomar seus voos normalmente a partir de sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, e pediu desculpas pelo transtorno causado por essa paralisação repentina.
Os passageiros cujos voos forem cancelados podem remarcar suas passagens sem custo adicional ou solicitar o reembolso. A companhia recomenda que os clientes verifiquem o status de seus voos antes de se deslocarem para o aeroporto.

