Durante a Singapore Airshow 2026, a Boeing revelou um significativo contrato de troca de trens de pouso, o maior na sua história, envolvendo mais de 75 aeronaves do Grupo Singapore Airlines.
A fabricante informou que, através deste contrato, fornecerá serviços de troca de trens de pouso para uma vasta gama de aeronaves das linhas 737 MAX e 787 operadas pela Singapore Airlines.
Em uma nota divulgada em 4 de fevereiro de 2026, a Boeing destacou que o programa de troca de trens de pouso oferece flexibilidade no agendamento das revisões, otimizando a durabilidade dos componentes e reduzindo o tempo em que as aeronaves ficam paradas.
William Ampofo, vice-presidente sênior de peças e distribuição e da cadeia de suprimentos da Boeing Global Services, afirmou: “Nossa parceria com o Grupo SIA é fundamentada na entrega de soluções confiáveis. Este contrato auxiliará na entrega mais rápida de peças, o que, por sua vez, reduz o tempo de inatividade e promove um serviço consistente e de confiança.”
O programa Landing Gear Exchange da Boeing possibilita que as companhias aéreas acessem trens de pouso prontos para uso através de um sistema de gerenciamento de inventário e uma rede de parceiros. Essa abordagem minimiza a necessidade de estoques adicionais e limita o tempo de solo das aeronaves devido à manutenção, ao mesmo tempo que melhora a confiabilidade da frota.
### Avanços Globais do Programa
O acordo firmado com a Singapore Airlines surge em um momento em que a Boeing busca expandir o alcance global do seu programa.
Em uma nota separada divulgada no mesmo dia, a empresa anunciou a finalização da 100ª entrega do 787 Landing Gear Exchange para a All Nippon Airways (ANA), que utiliza este programa para suas frotas de Boeing 787-8 e 787-9, tendo já instalado conjuntos de trens de pouso em cerca de 30 aeronaves.
Além disso, a Boeing indicou que novos clientes assinaram contratos que somam 65 trocas de trens de pouso para suas frotas de 787, embora não tenha fornecido detalhes adicionais.

