A Hawaiian Airlines reiniciou sua operação sazonal para o Aeroporto de Auckland (AKL) no dia 17 de novembro de 2025, dando início à sua programação para a temporada 2025-2026 entre a Nova Zelândia e Honolulu.
A companhia já realiza voos para Auckland desde março de 2013 e celebrou recentemente seu 96º aniversário em novembro de 2025.
O retorno da empresa coincidiu com um evento cultural importante, quando as tripulações da Polynesian Voyaging Society (PVS) chegaram a Auckland nas tradicionais canoas de dois cascos Hōkūle’a e Hikianalia. A aeronave Airbus A330 da Hawaiian Airlines, que também leva o nome de Hikianalia em homenagem à estrela Spica, foi a primeira a pousar entre as embarcações que compartilham esse título.
Na manhã seguinte, as canoas da PVS foram recebidas na Baía de Ōkahu por membros da tribo Ngāti Whātua Ōrākei, acompanhadas pela canoa Māori de casco duplo do Te Toki Voyaging Trust. As tripulações realizaram uma jornada de Honolulu ao Taiti, passando por Rarotonga e, em seguida, Nova Zelândia, utilizando técnicas de navegação ancestral, sem o auxílio de modernos instrumentos.
A chegada a Auckland foi mais um marco na Moananuiākea Voyage da PVS, que consiste em uma circunavegação pelo Pacífico de 43.000 milhas náuticas, com duração de 47 meses, passando por 36 países e quase 100 territórios indígenas, além de 345 portos.
Debbie Nakanelua-Richards, Diretora de Relações Comunitárias e Culturais da Hawaiian Airlines, esteve presente nas duas chegadas e comentou sobre seu significado cultural. Desde sua fundação em 1973, a PVS tem se dedicado a reconstruir canoas tradicionais havaianas e reviver conhecimentos antigos sobre navegação. A primeira viagem da Hōkūle’a ao Taiti, realizada em 1976, foi recebida de forma calorosa por mais de 17.000 taitianos, iniciando o que ficou conhecido como o renascimento cultural havaiano.
“Era um período em que a cultura havaiana enfrentava sérios riscos de extinção, e havia uma grande preocupação em preservar e transmitir saberes culturais valiosos”, afirmou Nakanelua-Richards. “A Hōkūle’a deu início a um renascimento cultural no Havaí, que ainda se mantém forte.”
A Hawaiian Airlines tem apoiado a PVS há quase cinquenta anos, atuando como a patrocinadora oficial da Moananuiākea Voyage. A companhia aérea contribuiu com 34 milhões de milhas para auxiliar no transporte de passageiros durante mudanças de tripulação e na entrega de suprimentos.
“Quando as pessoas pensam na Hawaiian Airlines, elas evocam a imagem do Havaí, associando a uma cultura e um povo. Essa conexão traz consigo uma responsabilidade”, concluiu Nakanelua-Richards.

