A Embraer, junto à Adani Defence & Aerospace, uma das principais empresas do setor aeroespacial na Índia e parte do Grupo Adani, firmou um Memorando de Entendimento para criar um ecossistema integrado de aeronaves no país, com foco na aviação comercial regional. As empresas planejam colaborar em diversas áreas, como a fabricação de aeronaves, gestão da cadeia de suprimentos, assistência pós-venda e formação de pilotos.
O objetivo da colaboração é estabelecer uma unidade de produção de aeronaves na Índia e aumentar, gradualmente, a proporção de componentes produzidos localmente, apoiando o programa de Aeronaves de Transporte Regional. Essa iniciativa está alinhada com o Aatmanirbhar Bharat, que visa fortalecer a capacidade industrial do país, e também com o programa UDAN, que se compromete a aumentar a conectividade aérea em áreas regionais.
A Embraer já possui uma forte presença na Índia, onde quase 50 de suas aeronaves, distribuídas em 11 diferentes modelos, estão em operação nas áreas de aviação comercial, defesa e executiva. Na Força Aérea Indiana, destacam-se os modelos Legacy 600 e Netra AEW&C, que foram desenvolvidos a partir da plataforma ERJ145. Por sua vez, a Star Air opera uma frota de 13 aeronaves, composta pelos jatos E175 e ERJ145.

