A companhia aérea letã airBaltic divulgou um lucro líquido de 6 milhões de euros para o terceiro trimestre de 2025, destacando um crescimento nas receitas, mesmo com a redução no volume de passageiros. A empresa classificou este trimestre como fundamental para a definição dos seus resultados anuais.
No seu relatório financeiro preliminar para o terceiro trimestre e os primeiros nove meses de 2025, a airBaltic reportou receitas de 244,7 milhões de euros, um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior, apesar da diminuição de 5,1% no número de passageiros.
O CEO da airBaltic, Pauls Cālītis, comentou que, apesar da leve queda no número de viajantes em comparação ao ano anterior — em grande parte devido a ajustes na rede —, houve um incremento nas tarifas dos bilhetes e uma contínua elevação nas receitas, além do fortalecimento da estratégia ACMI da companhia.
Durante o trimestre, a airBaltic operou 13.400 voos regulares, com um aumento de 10,8% nos voos ACMI, totalizando 23.900 voos.
A transportadora também mencionou que alugou até 19 aeronaves para o Grupo Lufthansa, além de ter oferecido serviços de curto prazo a outras grandes companhias europeias.
### Crescimento em meio à incerteza geopolítica
Nos primeiros nove meses de 2025, a airBaltic reportou um lucro líquido de 4,2 milhões de euros, uma melhoria significativa em relação a um prejuízo de 48,5 milhões de euros no ano anterior. As receitas aumentaram para 594,3 milhões de euros, um crescimento de 3,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A companhia também informou que o número total de passageiros cresceu 1,7%, atingindo 3,9 milhões. O volume total de voos chegou a 36.300, que representa um aumento de 2,4% em relação ao ano anterior. Incluindo as operações ACMI, houve um crescimento de 5,9%, evidenciando a robustez das operações regulares e de wet leasing ao longo de 2025.
A airBaltic está atenta aos riscos geopolíticos, especialmente no Oriente Médio, por seus potenciais impactos nos preços dos combustíveis, mas a demanda por viagens e os indicadores de mercado continuam a se mostrar positivos.
### Metas de receita e capacidade para 2025
Com base nos resultados do terceiro trimestre, a airBaltic projeta para o ano uma receita total entre 780 e 790 milhões de euros. As metas de capacidade permanecem inalteradas, com um objetivo de aumento de aproximadamente 5% na capacidade de assentos da rede, além de um incremento de 20% na capacidade ACMI em comparação a 2024. A companhia concluiu que suas perspectivas incluem uma melhora gradual na disponibilidade de motores.

