A Air Europa finalizou a venda de 26% de sua participação acionária para a Turkish Airlines, uma das principais companhias aéreas do mundo e de bandeira turca, por um valor de 300 milhões de euros. Essa transação permitirá que a companhia espanhola adiante em um ano o reembolso do empréstimo de 475 milhões de euros que recebeu da Sociedade Estatal de Participações Industriais (SEPI) durante a crise provocada pela pandemia de covid-19.
As conversas com a Turkish Airlines começaram antes do verão, e em agosto, após a aceitação de uma oferta formal, a estruturação do acordo foi concluída. Esse processo incluirá um financiamento imediato enquanto as aprovações regulatórias e de concorrência são aguardadas.
A avaliação da Air Europa neste acordo é de aproximadamente 1,175 bilhões de euros. A transação se dará por meio de um empréstimo conversível, que será convertido na participação da Turkish Airlines, assim que todas as exigências regulatórias forem atendidas.
A família Hidalgo, por meio da Globalia, permanecerá como a acionista majoritária da Air Europa, enquanto a IAG manterá sua fatia de 20%, adquirindo ações da Globalia, de acordo com um comunicado da companhia feito na quinta-feira, 6 de novembro.
Com este acordo, a Air Europa conseguiu anular seus empréstimos ordinários e participativos do Fundo de Apoio à Solvência de Empresas Estratégicas (FASEE), além dos juros acumulados, totalizando quase 500 milhões de euros, com um ano de antecedência em relação ao prazo previsto.
Após o pagamento, em maio, de 141 milhões de euros, que incluíam os juros de um empréstimo bancário obtido em 2020 com o apoio do Instituto de Crédito Oficial (ICO), a Air Europa conclui uma fase crucial em sua jornada de desalavancagem financeira, o que reafirma a eficácia de sua estratégia de gestão.
Nesse período, a companhia pagou ao governo aproximadamente 70.000 euros por dia em juros, totalizando mais de 97,2 milhões de euros. A Air Europa estima que, nos últimos cinco anos, tenha contribuído com mais de 1,8 bilhões de euros em forma de juros, impostos e taxas aeroportuárias, transportando mais de 48 milhões de passageiros e operando acima de 289.000 voos.
De acordo com a Air Europa, os 475 milhões de euros recebidos do empréstimo da SEPI foram fundamentais não só para a recuperação completa de suas operações após a pandemia, mas também para promover um impacto econômico positivo no país. Com esses recursos, a empresa conseguiu não apenas manter cerca de 4.000 empregos, mas também criar mais de 600 novas posições, totalizando aproximadamente 4.600 colaboradores atualmente.

