A Alaska Airlines voltou a operar após uma falha de tecnologia da informação que paralisou completamente seu sistema de voos nos Estados Unidos, sendo este o segundo episódio assim em poucos meses de 2025.
Em um comunicado feito no dia 24 de outubro de 2025, a empresa informou que a suspensão das operações foi levantada às 23h30, horário do Pacífico, restabelecendo todas as suas atividades.
Desde a tarde de 24 de outubro, a companhia reportou ao menos 229 cancelamentos de voos. Dados do Flightradar24 mostraram que a interrupção resultou em uma redução de 100 aeronaves da Alaska Airlines em operação em comparação à semana anterior.
A empresa se pronunciou afirmando: “Estamos focados em retomar nossas operações da forma mais ágil e segura. É possível que novos atrasos ocorram à medida que reposicionamos nossas aeronaves e tripulações por toda a rede.”
Alguns passageiros expressaram sua insatisfação nas redes sociais, comentando sobre a espera de quase cinco horas e criticando a resposta da companhia, destacando problemas recorrentes de atendimento nos últimos meses e questionando a responsabilidade dos executivos.
“Agradecemos a compreensão dos nossos clientes cujos planos de viagem foram afetados. Estamos empenhados em levá-los a seus destinos o mais rapidamente possível”, afirmou a companhia, recomendando que os viajantes verifiquem o status de seus voos antes de irem ao aeroporto.
Conforme a empresa, a falha teve início por volta das 15h30 do dia 23 de outubro de 2025, causada por um problema no data center principal.
A Alaska Airlines esclareceu que a interrupção afetou diversos sistemas essenciais para suas operações, ressaltando que não se tratou de um incidente de segurança cibernética e não estava relacionado a outras situações.
Esse foi o segundo evento de interrupção de TI enfrentado pela companhia nesta ano, sendo que um episódio anterior em julho de 2025 havia causado uma pausa de cerca de três horas em seus voos.

