A transportadora alemã Condor deu um adeus marcante ao Boeing 757, encerrando 35 anos de operação com um voo especial. Em 5 de novembro de 2025, a última aeronave da frota, um 757-300, levou mais de 100 passageiros de Frankfurt a Viena e de volta, antes de ser retirada definitivamente do serviço de passageiros.
Durante três décadas, o Boeing 757 foi um pilar essencial da frota de curto e médio curso da Condor. De acordo com informações da ch-aviation, a companhia operou um total de 18 unidades do modelo 757-200 e 9 unidades do maior 757-300. Nos últimos meses, a maior parte da frota foi aposentada, com alguns aviões sendo enviados para o Aeroporto de Cotswold, no Reino Unido, para desmontagem.
No dia da despedida, o voo DE757 utilizou a aeronave D-ABOM, conhecida como “Red Passion” devido à sua pintura vibrante. Entre os passageiros estavam funcionários antigos da Condor, jornalistas e entusiastas da aviação. A empresa realizou um leilão de 75 bilhetes na sua loja online, proporcionando aos fãs a chance de participar deste voo emblemático.
A decolagem ocorreu às 10h27, horário local, do Aeroporto de Frankfurt, com a aterrissagem programada em Viena às 11h34, após 1h07 de voo. Ao chegar, a aeronave foi recebida com uma homenagem de água pelos bombeiros do aeroporto, e os passageiros disfrutaram de uma festa com pretzels, schnapps e uma apresentação musical.
Logo após, a aeronave retornou a Frankfurt, e durante o voo, a tripulação fez uma exibição especial, desenhando um grande ‘757’ no céu para os 1,2 milhões de espectadores acompanhando via sites de rastreamento de voos. A bordo, um DJ animou a festa, com uma pista de dança improvisada e coquetéis especiais sendo servidos.
O retorno a Frankfurt, às 16h16, foi marcado por outra saudação de água, enquanto os passageiros celebravam com bastões luminosos e palmas, relembrando as memórias da era do 757 na companhia. A Condor, que opera aeronaves Boeing há 35 anos, transfere agora sua atenção para uma frota predominantemente Airbus, composta por diversos modelos, com planos de expansão futura.
A aposentadoria do Boeing 757 representa mais do que uma simples atualização da frota; reflete também a nova direção da Condor em direção à sustentabilidade, abandonando gradualmente as aeronaves mais antigas para adotar modelos mais eficientes e menos impactantes ao meio ambiente. Christian Schmitt, COO da Condor, comentou sobre a transição e a mistura de nostalgia com esperança para o futuro, simbolizados pelo voo e o destino escolhido.

