Florianópolis fez história em 1º de janeiro de 1927 ao se tornar a primeira cidade no Brasil a receber um avião comercial nacional. O hidroavião Atlântico, que partiu do Rio de Janeiro, realizou essa viagem pioneira no transporte aéreo de passageiros.
Esse voo foi parte de uma iniciativa da empresa alemã Condor Syndikat, que buscava autorização do governo brasileiro para estabelecer uma rota aérea no país. Após essa viagem inaugural, a linha foi oficialmente aprovada, integrando-se à malha aérea brasileira.
A bordo da aeronave estava Victor Konder, o então ministro da Viação e Obras, além de Fritz Hammer, um empresário do setor de aviação, dois jornalistas, um cinegrafista e mais três tripulantes.
Originalmente, a viagem estava programada para ser realizada em 31 de dezembro de 1926, com Victor Konder desejando celebrar a passagem de ano com seus parentes em Santa Catarina. Entretanto, condições climáticas adversas atrasaram a partida, e no dia seguinte, o hidroavião pousou em um trapiche nas imediações do Mercado Público, no centro da cidade.
Logo após esse voo de sucesso, a Condor Syndikat ampliou suas operações, e no dia 3 de fevereiro de 1927, o hidroavião levantou voo do Rio Guaíba, em Porto Alegre, com os dois primeiros passageiros pagantes da história da aviação comercial no Brasil.
Esses hidroaviões tinham capacidade para até 12 pessoas e sua altitude máxima de voo era de aproximadamente 100 metros, alcançando velocidades de cerca de 150 km/h.
Quase um século depois, Florianópolis continua a ser um importante centro da aviação. Entre 1º de janeiro e 16 de outubro de 2025, o Aeroporto Internacional da cidade foi responsável por mais de um milhão de movimentações de passageiros, tanto embarques quanto desembarques.


