A Air France-KLM está prestes a oficializar seu interesse em adquirir a TAP nos próximos dias, com previsão de envio da proposta formal até o final de novembro, conforme informado por Benjamin Smith, CEO da companhia.
A revelação foi feita por Smith durante a apresentação dos resultados do terceiro trimestre, realizada na quinta-feira, 6 de novembro. Ele declarou: “Nossa intenção é enviar a carta formal de interesse até o fim deste mês.”
Os interessados em adquirir a transportadora portuguesa têm até às 16h59 do dia 22 de novembro (horário de Portugal continental) para enviar suas intenções e atender aos requisitos definidos pela Parpública, que administra as participações do Estado em empresas públicas.
Quando questionado sobre eventuais contatos com o governo português ou outras autoridades nas últimas semanas, o CEO respondeu que “isso ainda não ocorreu”. Ele acrescentou que espera que a manifestação de interesse inicie um processo oficial, permitindo reuniões com os principais envolvidos, incluindo representantes do governo.
Smith considerou que é prematuro avaliar como está o andamento do processo de venda, afirmando que “ainda é cedo” e que estará em melhor posição para opinar nos próximos dois meses. O CEO reafirmou o interesse da empresa na aquisição: “Definitivamente, estamos interessados.”
O edital de privatização prevê a venda de até 44,9% da TAP, com uma reserva de 5% do capital para os colaboradores, em conformidade com a Lei das Privatizações. O futuro comprador terá prioridade na aquisição da parte não subscrita.
O governo português espera finalizar o processo dentro de um ano, dependendo das approvações de Bruxelas.
Até agora, além da Air France-KLM, a IAG (controladora da Iberia e da British Airways) e a Lufthansa manifestaram interesse público em participar, com o processo de privatização também aberto a investidores fora da Europa.
Em outubro, uma equipe da Air France-KLM visitou os Açores para entender a relevância estratégica das ligações com a região, incluindo uma passagem pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.
Atualmente, a Air France-KLM tem 28% de suas ações nas mãos do Estado francês e 9,1% do Estado neerlandês, seguida por acionistas como a CMA CGM, com 8,8%, e a China Eastern Airlines, com 4,6%.
Nos primeiros nove meses do ano, o lucro líquido do grupo franco-neerlandês subiu para 1,168 bilhões de euros, superando mais do que o dobro do resultado do mesmo período anterior, que foi de 510 milhões de euros. No terceiro trimestre, as receitas da companhia cresceram 2,6% em comparação ao ano passado, totalizando 9,2 bilhões de euros.
Esse crescimento é atribuído ao aumento do tráfego de passageiros, atividades de manutenção e ao desempenho da Transavia, marca de voos de baixo custo também pertencente ao grupo.
Recentemente, em 22 de outubro, a empresa completou a aquisição de uma participação de 2,3% na canadense WestJet por 49 milhões de dólares e se prepara para aumentar sua participação na escandinava SAS, na qual já possui 19,9%. O relatório trimestral destaca, ainda, que desde o verão de 2024, há uma colaboração comercial entre a SAS, Air France e KLM.

