A Austrian Airlines anunciou no dia 15 de dezembro de 2025 o término imediato de seu contrato de wet leasing com a Braathens Regional Airlines, uma transportadora sueca.
Essa decisão inesperada foi motivada pela incapacidade da Braathens em atender aos requisitos de uma auditoria operacional realizada. A Austrian Airlines alegou que a companhia sueca não atende aos padrões operacionais estabelecidos pelo Grupo Lufthansa.
Desde fevereiro de 2024, a Braathens vinha operando diversas rotas curtas a partir de Viena (VIE) para a Austrian Airlines. O contrato de locação com tripulação estava em vigor desde 2024, e foi estabelecido devido à necessidade da Austrian Airlines de aeronaves de menor porte para algumas rotas que não justificavam o uso do modelo Embraer E195, o menor da frota austríaca.
Por meio desse acordo, as rotas de Viena para Belgrado (BEG), Bolonha (BLQ), Graz (GRZ), Klagenfurt (KLU), Košice (KSC), Leipzig (LEJ), Varsóvia (WAW) e Zagreb (ZAG) estavam sendo operadas, em parte ou totalmente, com os turboélices Braathens ATR72-600.
Segundo informações da ch-aviation, em 16 de dezembro de 2025, a Braathens contava com uma frota ativa de 16 aeronaves turboélice ATR72-600. Além disso, a Braathens tinha uma subsidiária chamada Braathens International Airways, que operava aeronaves a jato Airbus, mas declarou falência em setembro de 2025.
Atualmente, a Austrian Airlines está se empenhando em buscar alternativas para contornar os efeitos do cancelamento desse contrato e minimizar os impactos na sua programação de voos.

