O Conselho do Governo dos Açores, em sua reunião na quarta-feira, 3 de dezembro, aprovou uma resolução que permite a formação de uma nova sociedade comercial dentro do Grupo SATA, voltada para a assistência em aeroportos da Região Autónoma, conhecida como serviços de manuseio.
José Manuel Bolieiro explicou que esta resolução autoriza a criação de uma nova entidade como resultado de uma cisão simples da SATA Air Açores, na qual será transferida a unidade econômica responsável pelos serviços de “handling” para a nova empresa. O capital social dessa nova sociedade será totalmente controlado pela SATA Holding, SA.
O Conselho do Governo esteve reunido nas ilhas Flores e Corvo, como parte das suas visitas estatutárias anuais a essas duas ilhas do arquipélago. Bolieiro esclareceu que essa mudança estrutural no Grupo SATA está em conformidade com uma decisão da Comissão Europeia, que, em 7 de junho de 2022, autorizou um auxílio público para a reestruturação da SATA Air Açores e de suas subsidiárias.
Como próximo passo, a companhia aérea planeja criar uma nova entidade que resultará da separação da unidade que atualmente fornece serviços de assistência em escala, que está integrada na SATA Air Açores. A SATA Holding, SA, apresentou ao Governo Regional um pedido para essa separação e a formação de uma nova entidade, o que foi acompanhado de um estudo econômico-financeiro e um estudo jurídico que atestam a viabilidade da operação.
Conforme a decisão da Comissão Europeia, é responsabilidade da região garantir que o Grupo SATA implemente as medidas do plano de reestruturação.

