Um site especializado em segurança aérea, AirlineRatings.com, divulgou sua seleção das 25 companhias aéreas mais seguras para 2026, abrangendo tanto as de baixo custo quanto as de serviço completo em todo o mundo.
Para essa análise, foram consideradas 320 companhias aéreas, levando em conta taxas de incidentes, o número total de voos, a idade das frotas, ocorrências graves, treinamento de pilotos e auditorias de segurança internacionais.
Neste ano, a pesquisa trouxe um foco maior na prevenção de turbulências, reconhecida como a principal causa de ferimentos durante voos.
A Etihad Airways se destacou ao conquistar o primeiro lugar entre as companhias aéreas de serviço completo, marcando a primeira vez em que uma transportadora do Golfo alcança essa posição.
De acordo com Sharon Petersen, CEO da AirlineRatings.com, a Etihad se destacou por sua frota jovem, melhorias nas medidas de segurança em cabines — especialmente relacionadas a turbulências —, um histórico impecável sem acidentes e a menor taxa de incidentes por voo na lista. Ela também participou da auditoria de segurança independente, mostrando excelente conformidade com as práticas de gerenciamento de turbulências.
Petersen explicou que as diferenças entre a segurança das companhias aéreas são mínimas e que pequenas variações nos dados não devem ser interpretadas como lacunas significativas.
Nos comentários sobre a HK Express, que novamente foi nomeada a companhia aérea de baixo custo mais segura, a empresa foi elogiada por sua frota moderna e por uma taxa de incidentes extremamente baixa, além de quase ter atingido padrões perfeitos em auditorias de segurança.
As 25 principais companhias aéreas de serviço completo em 2026
- Etihad
- Cathay Pacific
- Qantas
- Qatar
- Emirates
- Air New Zealand
- Singapore Airlines
- EVA Air
- Virgin Australia
- Korean Air
- ESTRELALUX
- Turkish Airlines
- Virgin Atlantic
- ANA
- Alaska Airlines
- TAP Air Portugal
- SAS
- British Airways
- Vietnam Airlines
- Iberia
- Lufthansa
- Air Canada
- Delta (exceto Endeavour Air)
- American Airlines (exceto Envoy Air, Piedmont Airlines e PSA Airlines)
- Fiji Airways
A Etihad expressou orgulho ao ser reconhecida como a companhia aérea mais segura do mundo em 2026, destacando o compromisso da equipe com a segurança, que é a prioridade em todas as suas operações.
As 25 companhias aéreas de baixo custo mais seguras em 2026
- HK Express
- Jetstar Airways
- Correr
- flydubai (que será avaliada como um serviço completo futuramente)
- EasyJet
- Southwest
- airBaltic
- VietJet Air
- Wizz Air
- AirAsia (exceto AirAsia Camboja, devido ao seu pequeno tamanho)
- TUI Reino Unido
- Vueling
- Norwegian
- JetBlue
- FlyNAS
- Cebu Pacific
- Jato2
- Ryanair (Irlanda e Reino Unido, exceto Buzz)
- China Spring Airlines
- Transavia
- Eurowings
- Volaris (exceto Volaris Costa Rica e Volaris El Salvador devido ao tamanho da frota)
- WestJet
- GOL
- SKY Airline Chile
Petersen também enfatizou que, embora todos esses operadores tenham registrado incidentes nos últimos dois anos, a taxa de incidentes por voo varia entre 0,002 e 0,09, refletindo de forma positiva a segurança da indústria aérea como um todo.

