A Air Transat, uma companhia aérea canadense de lazer, começou a cancelar alguns voos após o sindicato dos pilotos notificar a administração sobre uma possível greve.
No dia 7 de dezembro de 2025, a Air Line Pilots Association (ALPA) entregou um aviso de greve de 72 horas à empresa, conforme exigido pela legislação trabalhista do Canadá. Com isso, a paralisação pode ser iniciada às 03h00, horário local, de 10 de dezembro de 2025.
O Capitão Bradley Small, presidente do Conselho Executivo dos Pilotos da Air Transat, comentou que ainda é possível evitar a greve, mas enfatizou que será necessária uma mudança tangível nas negociações para garantir que um contrato atualizado seja alcançado.
Os pilotos da companhia estão em negociação há quase um ano, buscando um “contrato moderno” que aborde salários, benefícios e condições de trabalho adequados ao setor, em substituição ao acordo anterior de 2015.
No dia 2 de dezembro de 2025, a liderança dos pilotos obteve a autorização de 99% dos 750 membros para declarar uma ação industrial, se necessário. Small destacou que nenhum piloto deseja parar suas atividades, mas ressaltou a falta de opções devido à postura da gestão da Air Transat.
Após o recebimento do aviso de greve, a Air Transat alertou sobre possíveis interrupções nas operações entre 8 e 9 de dezembro de 2025, até que um acordo seja alcançado.
Julie Lamontagne, Diretora de Recursos Humanos e Comunicações da Air Transat, qualificou o aviso de greve como “prematuro” e afirmou que a companhia tem demonstrado compromisso e vontade de negociar, apresentando diversas propostas para atender às exigências dos pilotos. Ela criticou a falta de abertura da ALPA durante as negociações.
A Air Transat anunciou uma proposta de acordo de cinco anos, que inclui um aumento salarial de 59% ao longo do período e melhorias significativas nas condições de trabalho, mas considerou os pedidos do sindicato como “irracionais” e alertou que uma greve precoce poderia ter “consequências graves” para os passageiros e os 4.300 funcionários da empresa.

