O primeiro Airbus A350-1000ULR (Ultra Long Range) da Qantas, desenvolvido para o ‘Projeto Sunrise’, que vai oferecer voos diretos entre a Austrália e Londres ou Nova York, foi avistado em 7 de novembro de 2025.
Qantas e Airbus compartilharam imagens nas redes sociais, exibindo a aeronave em um estágio avançado na linha de montagem, marcando um importante avanço na produção na fábrica da Airbus em Toulouse, França.
As principais partes da estrutura, como as seções dianteira, central e traseira da fuselagem, já foram integradas, além da instalação das asas, cauda e trem de pouso.
A aeronave agora será levada para outra área da instalação para a montagem dos motores e dos equipamentos de teste de voo, antes que inicie um extenso programa de testes em 2026.
O A350-1000ULR, projetado especificamente para voos de longa distância, permitirá que a Qantas realize o que considera os voos comerciais mais longos do mundo, ligando a Costa Leste da Austrália diretamente ao Aeroporto Heathrow de Londres e ao Aeroporto John F. Kennedy em Nova York, com duração estimada de até 22 horas.
Esse alcance ampliado é possível devido a um tanque de combustível traseiro adicional com capacidade de 20.000 litros e sistemas aprimorados. A Qantas afirma que esses voos diretos podem reduzir o tempo total de viagem em até quatro horas em comparação com as rotas com escalas.
O nome “Projeto Sunrise” faz referência aos voos históricos da Qantas durante a Segunda Guerra Mundial, que ficaram no ar tempo suficiente para que as tripulações vissem o sol nascer duas vezes.
A CEO do Grupo Qantas, Vanessa Hudson, comentou sobre o avanço do projeto, afirmando que isso mudará profundamente a forma como as pessoas viajam.
Com uma cabine projetada com foco no conforto dos passageiros, a aeronave terá a colaboração de especialistas e designers, incluindo o australiano David Caon e pesquisadores do Centro Charles Perkins da Universidade de Sydney. Recursos que buscam minimizar o jetlag foram integrados, como iluminação adaptável e programação de refeições.
A cabine receberá 238 passageiros, número significativamente inferior às configurações de mais de 300 assentos comuns em outros A350-1000. Essa redução na capacidade visa proporcionar mais espaço pessoal.
Uma característica inovadora é a ‘Zona de Bem-Estar’, entre as classes Econômica Premium e Econômica, que oferece exercícios guiados, hidratação e relaxamento, especialmente projetada para voos ultralongos.
A Qantas encomendou um total de 12 unidades do A350-1000ULR. O primeiro está previsto para ser entregue no final de 2026, e os voos comerciais do Projeto Sunrise deverão iniciar no primeiro semestre de 2027.
Para os viajantes, essa nova rota direta promete eliminar escalas em hubs do Oriente Médio ou da Ásia, facilitando assim o percurso entre Austrália e as grandes cidades ocidentais. Contudo, a escolha entre a conveniência de um voo sem escalas ou uma viagem com mais paradas ainda será uma questão a ser decidida pelos passageiros.

