O Grupo Abra, que administra a Avianca e a GOL, duas das principais companhias aéreas da América Latina, lançou uma nova empresa aérea no Chile, conforme divulgado por várias fontes locais.
A especulação sobre essa novidade começou quando uma imagem de um Boeing 737-800 da GOL, com registro chileno (CC-DNU) e a menção “Operado por NG Servicios Aéreos”, circulou em plataformas online no dia 13 de outubro de 2025.
O portal chileno El Aereo reportou que uma empresa com esse nome foi criada pelo Grupo Abra em Santiago, no dia 2 de julho de 2025, com o objetivo de atuar no setor de transporte aéreo.
Em uma confirmação posterior, o veículo Aviación Online revelou que o Grupo Abra já havia solicitado um Certificado de Operador Aéreo (AOC) no Chile. Inicialmente, a nova companhia se dedicará a operações de fretamento e ACMI.
Até o fechamento deste artigo, não há informações se mais aeronaves farão parte da frota dessa nova companhia chilena.
Vale destacar que o Grupo Abra já tem presença no mercado chileno, possuindo 40% das ações da SKY Airline, a segunda maior companhia do país.
Especialistas observaram que a criação dessa nova subsidiária pode ser parte da estratégia do Grupo Abra para ampliar sua influência e, eventualmente, buscar o controle total da SKY Airline. O grupo tem se mostrado interessado em aumentar sua participação na companhia conversando um empréstimo de US$ 100 milhões, concedido à SKY em 2021, em capital, que vence em outubro de 2026.


