WindBorne afirma que balão meteorológico pode ter acertado 737 MAX da United
A WindBorne Systems indicou que um de seus balões meteorológicos de alta altitude pode ter sido responsável pelo incidente que danificou um Boeing 737 MAX 8 da United Airlines no dia 16 de outubro de 2025.
Informações de telemetria sugerem que um dos balões da empresa pode ter colidido com a aeronave a 36 mil pés de altitude.
Um voo da United Airlines sofreu danos no para-brisa devido ao impacto com possíveis destroços espaciais enquanto estava em rota doméstica nos EUA. A tripulação conseguiu pousar sem feridos graves entre os 140 passageiros e membros de equipe. Este pode ser o primeiro caso registrado de destroços espaciais atingindo uma aeronave comercial, conforme afirmaram as autoridades.
O incidente ocorreu durante o voo UA1093, que partia de Denver (DEN) em direção a Los Angeles. A aeronave, identificada como N17327, voava a 36.000 pés e estava cerca de 180 milhas náuticas a sudeste de Salt Lake City, em Utah, quando foi atingida por um objeto, que quebrou o para-brisa do copiloto, espalhando fragmentos de vidro pela cabine. A camada externa do para-brisa, composta por material multicamadas, foi danificada, mas a tripulação decidiu desviar para o Aeroporto de Salt Lake City (SLC) como precaução. Após descer para 26.000 pés, conseguiram realizar um pouso seguro na pista 16L, aproximadamente 50 minutos após o incidente.
Os passageiros foram transferidos para um Boeing 737 MAX 9 substituto e chegaram a Los Angeles com cerca de seis horas de atraso. Imagens feitas por passageiros mostram os danos no para-brisa da aeronave, incluindo a lateral do copiloto estilhaçada e marcas de queimadura que podem ter sido causadas por destroços espaciais ou um meteorito. Também foram registradas cenas internas que mostram um piloto com o braço ferido.
Especialistas analisando as fotos dos danos especulam que o para-brisa foi atingido por um objeto sólido, podendo não ter sido apenas um problema de falha do próprio vidro. Colisões com detritos ou aves ocorrem frequentemente em altitudes mais baixas, mas um incidente desta natureza a 36.000 pés é extremamente raro.
Embora outras explicações estejam sendo investigadas, as atenções estão voltadas para a possibilidade de que a aeronave tenha sido atingida por destroços espaciais. Teorias sobre uma falha elétrica no para-brisa ou até mesmo a passagem por uma tempestade de granizo em grande altitude são consideradas, embora essas últimas ocorrências sejam incomuns.
Se for confirmada a hipótese de que um pedaço de lixo espacial atingiu a aeronave, este incidente se tornará o primeiro de seu tipo na história da aviação moderna.
Conforme o Flightradar, a aeronave permaneceu em manutenção no solo em Salt Lake City por três dias antes de retomar seus serviços em um voo de Salt Lake City para Chicago como US 3864. Durante esse período, investigadores se concentraram na análise dos danos à fuselagem e na identificação de suas causas.
A aeronave envolvida, N17327, foi entregue à United Airlines em dezembro de 2023 e possui aproximadamente 22 meses de uso. O modelo é configurado para transportar até 166 passageiros, sendo 16 na classe executiva e 150 na econômica.
Em declarações anteriores, a Administração Federal de Aviação (FAA) mencionou que o risco de um objeto descartado atingir uma aeronave comercial é bastante baixo, com apenas uma em um trilhão de probabilidade de ferimentos a passageiros em tais eventos.

