A Riyadh Air, a nova companhia aérea nacional da Arábia Saudita, realizou seu voo inaugural no dia 26 de outubro de 2025.
O voo RX401 decolou do Aeroporto Internacional King Khalid, em Riade, às 3h26, e chegou ao Aeroporto de Londres Heathrow cerca de seis horas e 48 minutos depois, seguindo o horário local.
A companhia compartilhou em suas redes sociais a satisfação pelo sucesso deste primeiro voo, destacando a importância desse marco em sua trajetória, que visa conectar Riade ao mundo e alcançar mais de 100 destinos até 2030.
Neste primeiro voo, todos os passageiros eram funcionários da Riyadh Air e do Fundo de Investimento Público (PIF), que apoia a nova aérea, além de parceiros e convidados. A empresa pretende manter a prática de permitir que um grupo seleto de membros viaje nas próximas operações.
A Riyadh Air planeja oferecer voos diários entre Riade e Londres, enquanto trabalha em sua expansão ambiciosa, com Dubai sendo o próximo destino a ser servido.
O serviço para Londres é realizado com um Boeing 787-9 Dreamliner (HZ-RXX), que está em operação desde janeiro de 2025 para a familiarização da tripulação e processos de certificação. Essa aeronave é um arrendamento da Oman Air e não faz parte do pedido inicial de 72 Dreamliners feito à Boeing durante o Paris Air Show de 2023. Desde então, a transportadora também encomendou aeronaves Airbus, incluindo 60 A321neo e até 50 A350.
A expectativa é que as primeiras aeronaves novas cheguem à Riyadh Air antes do final de 2025. Além disso, a companhia recebeu seu Certificado de Operador Aéreo (AOC) da Autoridade Geral da Aviação Civil da Arábia Saudita em abril de 2025.

