Fechar Menu
Cabin CrewCabin Crew

    Newsletter

    Receba as últimas notícias da aviação

    Em Alta

    ANAC celebra 10 anos de contribuição para a segurança operacional da aviação civil durante o SMS Brasil 2025

    Classificação da Asa Quanto à Posição nas Aeronaves

    COMISSÁRIA DE VOO REAGE AOS ABSURDOS DENTRO DOS AVIÕES, PARTE 2

    Facebook Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Simulados ANAC
    • Cursos EAD
    • Vagas de Emprego
    WhatsApp Facebook Instagram YouTube LinkedIn Telegrama
    Cabin CrewCabin Crew
    • Home
    • Últimas notícias
      1. Destaques do dia
      2. Aeroportos e Infraestrutura
      3. Eventos e Atualizações
      4. Internacional
      5. Carreira e Formação
      6. Ver Todos

      Novo Menu da Qantas Enaltece Delícias Australianas: Tortas e Torradas em Destaque

      01.11.2025

      American Airlines Reporta Prejuízo no Último Trimestre, Mas Eleva Projeções de Lucro para 2025

      01.11.2025

      Southwest Reporta Lucro No Terceiro Trimestre Acima das Expectativas

      01.11.2025

      Bette Nash, a comissária de voo mais antiga do mundo, com quase 70 anos de carreira

      01.11.2025

      Avia Solutions Group Anuncia a Inauguração de Sua Nova Sede Regional em Dubai South

      01.11.2025

      EasyJet inaugura nova rota de Lisboa para a Cidade da Praia, Cabo Verde

      01.11.2025

      Air France amplia operações e Fortaleza se consolida como hub global aéreo, destaca Eduardo Bismarck

      29.10.2025

      Qantas Lança Inscrições para seu Programa de Formação em Segurança aérea

      01.11.2025

      Primeiro avião comercial do mundo vira atração de museu no Reino Unido

      31.10.2025

      Emirates realiza cinco Open Days em Portugal para recrutamento de tripulantes de cabine

      31.10.2025

      Emergência simulada com Airbus A320 mobiliza cerca de 400 profissionais no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte–Confins

      31.10.2025

      Novo Menu da Qantas Enaltece Delícias Australianas: Tortas e Torradas em Destaque

      01.11.2025

      American Airlines Reporta Prejuízo no Último Trimestre, Mas Eleva Projeções de Lucro para 2025

      01.11.2025

      Southwest Reporta Lucro No Terceiro Trimestre Acima das Expectativas

      01.11.2025

      Eastern Airways do Reino Unido Suspende Todas as Operações Aéreas devido a Desafios Financeiros

      01.11.2025

      a Prova da ANAC de Comissários de Voo é só uma vez? #comissariadevoo #processosseletivos

      01.11.2025

      IMERSÃO NA CARREIRA DE COMISSÁRIO DE VOO #comissariodebordo #comissariodevoo #aeroporto #piloto

      01.11.2025

      COMISSÁRIO DE VOO NÃO TEM VIDA SOCIAL #aviação #comissariodebordo #comissariodevoo #aeroporto

      01.11.2025

      LUZES DOS AVIÕES #comissariadevoo #comissariodebordo #aviação #piloto

      01.11.2025

      Novo Menu da Qantas Enaltece Delícias Australianas: Tortas e Torradas em Destaque

      01.11.2025

      American Airlines Reporta Prejuízo no Último Trimestre, Mas Eleva Projeções de Lucro para 2025

      01.11.2025

      Southwest Reporta Lucro No Terceiro Trimestre Acima das Expectativas

      01.11.2025

      Bette Nash, a comissária de voo mais antiga do mundo, com quase 70 anos de carreira

      01.11.2025
    • Dicas da Galley
      1. Beleza
      2. Moda
      3. Saúde e Bem estar
      4. Estilo de Vida na Aviação
      5. Dicas de viagem
      6. Histórias e experiências
      7. Networking e comunidade
      8. Ver Todos

      Bette Nash, a comissária de voo mais antiga do mundo, com quase 70 anos de carreira

      01.11.2025

      Primeiro avião comercial do mundo vira atração de museu no Reino Unido

      31.10.2025

      Bette Nash, a comissária de voo mais antiga do mundo, com quase 70 anos de carreira

      01.11.2025

      Primeiro avião comercial do mundo vira atração de museu no Reino Unido

      31.10.2025

      Bette Nash, a comissária de voo mais antiga do mundo, com quase 70 anos de carreira

      01.11.2025

      Entre uma jornada e outra…

      30.10.2025
    • Videos
    Whatsapp
    Cabin CrewCabin Crew
    Você está em:Início » Razões para o Desaparecimento dos Trijatos na Aviação Comercial
    Destaques do dia Nenhum comentário

    Razões para o Desaparecimento dos Trijatos na Aviação Comercial

    Cabin CrewPor Cabin Crew01.11.20254 Mins lidos
    Facebook Twitter Pinterest Telegrama LinkedIn Tumblr E-mail Reddit
    Razões para o Desaparecimento dos Trijatos na Aviação Comercial
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp E-mail

    Entenda a saída dos trijatos da aviação comercial e como os bimotores modernos conseguiram assumir o seu lugar com maior eficiência e menores custos.

    Por várias décadas, os trijatos, que são aeronaves comerciais com três motores, desempenharam um papel fundamental no transporte aéreo global, unindo longo alcance, capacidade de carga e boa eficiência operacional. Modelos como Boeing 727, McDonnell Douglas DC-10 e Lockheed L-1011 dominaram rotas de médio e longo alcance quando os bimotores ainda não tinham um desempenho equivalente.

    Atualmente, os trijatos praticamente desapareceram da aviação comercial, sucumbindo ao avanço tecnológico dos motores, que permitiram aos bimotores dominarem o mercado de voos intercontinentais com custos menores e maior eficiência.

    Nos anos 60 e 70, infâncias como o Hawker Siddeley Trident e o Boeing 727 foram os pioneiros na configuração de três motores, apresentando dois motores na parte traseira e um no centro da fuselagem. Essa configuração proporcionava maior capacidade de carga e alcance em comparação aos bimotores da época, além de manter custos operacionais inferiores aos dos quadrimotores.

    Nas operações de longa distância, trijatos como o McDonnell Douglas DC-10 e o Lockheed L-1011 Tristar encontraram um equilíbrio entre eficiência e desempenho, sendo mais econômicos do que o Boeing 747, embora transportassem menos passageiros e carga. No entanto, a partir da década de 1990, novos bimotores, como o Boeing 777 e o Airbus A330, começaram a igualar ou até superar as capacidades dos trijatos, beneficiados por turbofans mais eficientes e poderosos.

    A evolução dos motores foi crucial para essa transição. Enquanto o Boeing 707, no final da década de 50, dependia de quatro motores com um empuxo entre 13.500 e 19.000 libras cada, os turbofans de alta razão de diluição proporcionaram maior potência com um consumo menor de combustível, eliminando a necessidade de múltiplos motores.

    Além disso, alterações nas regulamentações impactaram diretamente a diminuição do uso dos trijatos. Durante anos, restrições da FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) limitavam os bimotores a voar a uma distância máxima de 60 minutos de aeroportos alternativos, o que exigia a presença de três ou quatro motores em rotas sobre oceanos ou áreas remotas.

    Esse contexto começou a mudar em 1985 com a introdução do ETOPS (Padrões de Desempenho Operacional para Motores de Duas Vias a Longa Distância). Inicialmente, permitiu 120 minutos de voo para bimotores como o Boeing 767 e o Airbus A300-600, ampliando significativamente as capacidades dessas aeronaves em rotas antes restritas aos trijatos ou quadrimotores. Os primeiros modelos Airbus A330 tinham ETOPS de 180 minutos, enquanto os novos A330neo já alcançaram certificação de até 285 minutos com motores Rolls-Royce Trent 7000.

    A350-900 e A350-1000 conquistaram o mais alto ETOPS já concedido, permitindo voos de 370 minutos longe de um aeroporto alternativo, ou seja, mais de 6 horas em situação de um motor inoperante.

    Com a adoção de motores mais eficientes, os trijatos tornaram-se economicamente inviáveis. O McDonnell Douglas MD-11, lançado nos anos 90 como uma evolução do DC-10, ilustra essa mudança. Apesar das inovações em relação ao modelo anterior, enfrentou dificuldades de design e um contexto desfavorável, resultando em pouco mais de 200 unidades vendidas. Sua capacidade operacional era semelhante à de bimotores contemporâneos, como o Airbus A330 e o Boeing 777, que tiveram milhares de unidades entregues, dominando o mercado.

    Os trijatos, além de apresentarem alto consumo de combustível, também envolviam custos de manutenção elevados e desempenho inferior se comparados às novas gerações de bimotores, o que levou à sua retirada do setor comercial.

    Embora a configuração ainda exista em alguns casos, como na aviação executiva, onde a Dassault Aviation mantém em produção os modelos Falcon 900 e Falcon 8X, os últimos lançamentos da fabricante foram todos bimotores, como o Falcon 6X e Falcon 10X, refletindo a tendência de mercado.

    aviação comercial Desaparecimento dos para Razões Trijatos
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Reddit WhatsApp Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorPERGUNTE A COMISSÁRIA #2
    Próximo Artigo Qantas Lança Inscrições para seu Programa de Formação em Segurança aérea
    Cabin Crew
    Cabin Crew
    • Site
    • Facebook
    • Instagram

    Portal de notícias e etretenimento da aviação

    Posts Relacionados

    a Prova da ANAC de Comissários de Voo é só uma vez? #comissariadevoo #processosseletivos

    01.11.2025

    Novo Menu da Qantas Enaltece Delícias Australianas: Tortas e Torradas em Destaque

    01.11.2025

    American Airlines Reporta Prejuízo no Último Trimestre, Mas Eleva Projeções de Lucro para 2025

    01.11.2025
    Adicionar Um Comentário

    Os comentários estão encerrados.

    Papo de Galley
    Top Posts

    LATAM Brasil abre novo processo seletivo para tripulantes com início previsto em 2026

    29.10.202581 Visualizações

    Entre uma jornada e outra…

    30.10.202559 Visualizações

    Lufthansa opera o Boeing 747-8 Intercontinental, a aeronave comercial mais rápida do mundo

    31.10.202516 Visualizações

    Emirates realiza cinco Open Days em Portugal para recrutamento de tripulantes de cabine

    31.10.202514 Visualizações
    Não Perca
    Carreira e Formação 01.11.2025Por Douglas Santarelli

    a Prova da ANAC de Comissários de Voo é só uma vez? #comissariadevoo #processosseletivos

    0

    source

    Novo Menu da Qantas Enaltece Delícias Australianas: Tortas e Torradas em Destaque

    American Airlines Reporta Prejuízo no Último Trimestre, Mas Eleva Projeções de Lucro para 2025

    Southwest Reporta Lucro No Terceiro Trimestre Acima das Expectativas

    Contato
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify

    Newsletter

    Receba em primeira mão nossas notícias

    O site
    O site

    Cabin Crew é um portal voltado ao setor aéreo, com notícias, oportunidades e conteúdos exclusivos para comissários, pilotos e profissionais da aviação civil.

    Facebook Instagram YouTube Spotify WhatsApp Telegrama
    Notícias

    a Prova da ANAC de Comissários de Voo é só uma vez? #comissariadevoo #processosseletivos

    Novo Menu da Qantas Enaltece Delícias Australianas: Tortas e Torradas em Destaque

    American Airlines Reporta Prejuízo no Último Trimestre, Mas Eleva Projeções de Lucro para 2025

    Popular

    TIOZÃO CAST – EP#03 – Guilherme de Ribeiro

    17.03.20250 Visualizações

    Tiozão Cast – EP#05 – Sandra Assali

    05.04.20250 Visualizações

    Tiozão Cast – EP#05 – Sergio Duarte

    21.04.20250 Visualizações
    © 2025 Cabin Crew - Todos os direitos reservados
    • Home

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.