A Emirates celebrou um marco importante no Quênia, completando 30 anos desde que o seu primeiro voo pousou no Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta (NBO) em Nairobi, no mês de outubro de 1995. Desde aquele momento, a companhia aérea com sede em Dubai transportou mais de 6,6 milhões de passageiros em mais de 34.250 voos para o país.
Atualmente, a Emirates opera dois voos diários com Boeing 777 para Nairobi, conectando a cidade a mais de 145 destinos globalmente. Essa rota se tornou essencial tanto para o turismo quanto para negócios, recebendo um número significativo de viajantes provenientes de regiões como Ásia, Austrália e América do Norte.
Nos últimos 12 meses, os principais visitantes do Quênia foram oriundos da Coreia do Sul, China, Tailândia e Austrália, além dos Estados Unidos. Por outro lado, os cidadãos quenianos que viajam frequentemente se dirigem a grandes centros urbanos como Xangai, Pequim, Melbourne, Sydney, Seattle, Nova Iorque e Washington.
Em 2023, a Emirates firmou uma parceria com a Kenya Airways, permitindo que os passageiros da Emirates façam conexões para destinos populares na África Oriental. Essa colaboração foi utilizada por cerca de 31 mil viajantes nos últimos dois anos, com um equilíbrio quase igual entre clientes das duas companhias aéreas. Entre os destinos mais buscados pelos passageiros da Emirates, estão Ruanda, Malawi, a região do Kilimanjaro na Tanzânia, Moçambique e Burundi.
Adicionalmente, Nairobi abriga a primeira Emirates World Store na África, inaugurada em 2024 no moderno edifício Cube, localizado em Riverside Drive. A loja reflete um novo conceito de varejo da Emirates, oferecendo consultores de viagens especializados e uma experiência aprimorada para os clientes. A companhia é a única no Quênia a disponibilizar assentos de primeira classe.
No que diz respeito à economia queniana, em 2025, o país e os Emirados Árabes Unidos assinaram um Acordo de Parceria Econômica Abrangente. A Emirates SkyCargo exerce um papel essencial no comércio internacional do Quênia, operando três voos de carga semanais para Nairobi, além de oferecer capacidade de carga em voos de passageiros. O Quênia está entre os principais produtores de flores do mundo, cultivando rosas, cravos e crisântemos para mercados internacionais. Em 2024, a Emirates SkyCargo transportou mais de 16.000 toneladas de flores frescas do Quênia para floristas ao redor do mundo.
A Emirates destaca que contribuiu significativamente para a criação de empregos no Quênia, tanto a nível local quanto global. A companhia emprega aproximadamente 50 pessoas em seu escritório em Nairobi, enquanto mais de 1.100 quenianos estão empregados no Grupo Emirates em diferentes funções, incluindo recursos humanos, vendas, marketing e operações de voo. Dentre esses, 254 atuam como tripulantes de cabine, e 41 como pilotos.

