A Lufthansa anunciou a desativação definitiva de um de seus Airbus A340-300, encerrando 28 anos de serviço. No dia 11 de outubro, a aeronave de matrícula D-AIGM, que fazia parte da frota da empresa desde janeiro de 1997, foi removida do aeroporto de Frankfurt, onde estava armazenada. Durante a madrugada, o avião partiu rumo ao aeroporto logístico de Teruel, na Espanha, para ser desmontado.
Com a aposentadoria do D-AIGM, a Lufthansa ainda opera 20 aeronaves da família A340, incluindo as versões -300 e -600, que continuam a servir em rotas de longa distância.
### Programa de Modernização da Frota
A retirada do A340-300 é uma etapa do plano do Lufthansa Group para modernizar e simplificar sua frota, que inclui a eliminação de seis modelos de larga escala até 2028. O grupo planeja descontinuar gradualmente aeronaves como os Airbus A340-600, A330-200, e também os Boeing 767-300, 747-400 e 777-200.
Recentemente, o Airbus D-AIGM chamou a atenção ao realizar um voo como #LH9910 de Frankfurt a Teruel, conhecido por ser um local de armazenamento de aeronaves.
Segundo um cronograma divulgado, a retirada dos A340-600, A330-200 e 767-300 está prevista para 2026, enquanto os A340-300 e 747-400 devem ser aposentados em 2027. O objetivo é reduzir os treze modelos que atualmente compõem a frota, agilizando os processos de manutenção e treinamento.
### Eficiência e Nova Geração de Aeronaves
A Lufthansa pretende substituir sua frota de longa distância por novas aeronaves, como os Airbus A350-900 e A350-1000 e os Boeing 787-9 e 777X, que farão parte de sua operação até 2030. Esses novos modelos oferecem melhorias significativas em eficiência de combustível, níveis de ruído e emissão de CO₂, alinhando-se às metas de sustentabilidade da companhia.
O Airbus A380 ainda está em avaliação no planejamento da frota, e a Lufthansa continuará a operar o Boeing 747-8, além das variantes A330-300 e A330neo, que farão parte da transição tecnológica em curso.

