Fechar Menu
Cabin CrewCabin Crew

    Newsletter

    Receba as últimas notícias da aviação

    Em Alta

    Razões para o Desaparecimento dos Trijatos na Aviação Comercial

    United Airlines realiza primeiro voo comercial com internet via satélite Starlink

    United realiza a estreia de voos principais com tecnologia Starlink a bordo.

    Facebook Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Simulados ANAC
    • Cursos EAD
    • Vagas de Emprego
    WhatsApp Facebook Instagram YouTube LinkedIn Telegrama
    Cabin CrewCabin Crew
    • Home
    • Últimas notícias
      1. Destaques do dia
      2. Aeroportos e Infraestrutura
      3. Eventos e Atualizações
      4. Internacional
      5. Carreira e Formação
      6. Ver Todos

      Rumores Emergentes: A easyJet Pode Estar à Venda com Proposta da Gigante Marítima MSC?

      03.11.2025

      Cebu Pacific Expande Frota com Aluguel de Dois A320 da Bulgaria Air para a Alta Temporada

      03.11.2025

      Alaska Airlines Enfrenta Nova Interrupção de TI Devido a Problemas com Azure

      03.11.2025

      ZIPAIR estreia voos charter entre Tóquio e Orlando, destino Disney!

      03.11.2025

      Avia Solutions Group Anuncia a Inauguração de Sua Nova Sede Regional em Dubai South

      01.11.2025

      EasyJet inaugura nova rota de Lisboa para a Cidade da Praia, Cabo Verde

      01.11.2025

      Air France amplia operações e Fortaleza se consolida como hub global aéreo, destaca Eduardo Bismarck

      29.10.2025

      Guia Completo: Caminhos para se Tornar Piloto de Avião Comercial no Brasil

      01.11.2025

      Qantas Lança Inscrições para seu Programa de Formação em Segurança aérea

      01.11.2025

      Primeiro avião comercial do mundo vira atração de museu no Reino Unido

      31.10.2025

      Emirates realiza cinco Open Days em Portugal para recrutamento de tripulantes de cabine

      31.10.2025

      Rumores Emergentes: A easyJet Pode Estar à Venda com Proposta da Gigante Marítima MSC?

      03.11.2025

      Cebu Pacific Expande Frota com Aluguel de Dois A320 da Bulgaria Air para a Alta Temporada

      03.11.2025

      Alaska Airlines Enfrenta Nova Interrupção de TI Devido a Problemas com Azure

      03.11.2025

      ZIPAIR estreia voos charter entre Tóquio e Orlando, destino Disney!

      03.11.2025

      AZUL A MAIS PONTUAL DO MUNDO, MAIS 2 MIL VOOS NA LATAM

      04.11.2025

      OPORTUNIDADE NA EMBRAER #aviação #comissariodebordo #comissariodevoo #embraer

      04.11.2025

      MOMENTO ESTRATÉGICO NA AVIAÇÃO COM MUITAS VAGAS ABERTAS.

      04.11.2025

      Pode fazer o curso de Comissário de Voo com 16 anos ?

      04.11.2025

      Air New Zealand Realiza Voo Inaugural com Avião Elétrico Inovador

      03.11.2025

      Bucher Seleciona o Novo A330-900neo da Air Côte d’Ivoire para Equipamentos de Última Geração

      03.11.2025

      Rumores Emergentes: A easyJet Pode Estar à Venda com Proposta da Gigante Marítima MSC?

      03.11.2025

      Emirates Celebra 25 Anos de Conexões Diretas entre Dubai e Entebbe

      03.11.2025
    • Dicas da Galley
      1. Beleza
      2. Moda
      3. Saúde e Bem estar
      4. Estilo de Vida na Aviação
      5. Dicas de viagem
      6. Histórias e experiências
      7. Networking e comunidade
      8. Ver Todos

      Emirates Revela a Evolution dos 40 Anos de seu Uniforme Icônico

      01.11.2025

      Emirates Revela a Evolution dos 40 Anos de seu Uniforme Icônico

      01.11.2025

      Bette Nash, a comissária de voo mais antiga do mundo, com quase 70 anos de carreira

      01.11.2025

      Primeiro avião comercial do mundo vira atração de museu no Reino Unido

      31.10.2025

      Emirates Revela a Evolution dos 40 Anos de seu Uniforme Icônico

      01.11.2025

      Bette Nash, a comissária de voo mais antiga do mundo, com quase 70 anos de carreira

      01.11.2025

      Primeiro avião comercial do mundo vira atração de museu no Reino Unido

      31.10.2025

      Emirates Revela a Evolution dos 40 Anos de seu Uniforme Icônico

      01.11.2025

      Bette Nash, a comissária de voo mais antiga do mundo, com quase 70 anos de carreira

      01.11.2025

      Entre uma jornada e outra…

      30.10.2025
    • Videos
    Whatsapp
    Cabin CrewCabin Crew
    Você está em:Início » X-59 da NASA Realiza Primeiro Voo: Um Novo Capítulo para a Aviação Supersônica Comercial
    Destaques do dia Nenhum comentário

    X-59 da NASA Realiza Primeiro Voo: Um Novo Capítulo para a Aviação Supersônica Comercial

    Cabin CrewPor Cabin Crew03.11.20254 Mins lidos
    Facebook Twitter Pinterest Telegrama LinkedIn Tumblr E-mail Reddit
    X-59 da NASA Realiza Primeiro Voo: Um Novo Capítulo para a Aviação Supersônica Comercial
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp E-mail

    Atualmente, a era dos voos supersônicos civis parece uma memória distante, especialmente após o fim da trajetória do Concorde, que gerou mais indagações do que certezas. Nesse interregno, a indústria avançou em direção a maior eficiência e autonomia, deixando o sonho de viajar entre continentes a altas velocidades em segundo plano. Isso ocorreu em parte devido ao incômodo causado pelo estrondo sônico, cuja limitação se tornou uma questão polêmica. Entretanto, esse anseio está ressurgindo, não através de promessas grandiosas, mas com um propósito claro: provar que voar mais rápido do que o som é viável sem perturbar as pessoas no solo.

    Esse retorno não é apenas um conceito teórico ou um modelo parado. No dia 28 de outubro de 2025, o X-59 decolou pela primeira vez em Palmdale, California, e aterrissou pouco depois no Centro Armstrong da NASA em Edwards. A decolagem foi intencionalmente cautelosa, destinada a validar sistemas e o desempenho básico do voo. Após o pouso, a Lockheed Martin declarou que o X-59 cumpriu as expectativas, sinalizando a transição do projeto para uma fase de testes reais.

    ### Um projeto para atualizar as normas de aviação

    O X-59 é um demonstrador de tecnologia criado pela NASA em colaboração com a Lockheed Martin, com o objetivo de enfrentar o principal desafio do voo supersônico civil: o ruído. Seu design visa gerar um impacto sonoro muito menos intenso em comparação com o estrondo que, por décadas, restringiu essas aeronaves.

    Para alcançar esse objetivo, o X-59 possui uma fuselagem longa e aerodinâmica, uma cabine central e um sistema de visão externa 4K, substituindo a tradicional janela frontal. Embora não tenha a pretensão de ser uma aeronave comercial, ele pretende gerar dados que poderão viabilizar essa possibilidade no futuro.

    O primeiro voo foi realizado com cautela, conforme planejamento da NASA, focando na verificação de sistemas, estabilidade e comunicações, sem alcançar altas velocidades ou altitudes. O objetivo inicial era um voo em baixa altitude e velocidade, a fim de validar aspectos cruciais de desempenho.

    O trajeto até esse primeiro voo foi longo. O projeto foi lançado em 2016, com a decolagem inicialmente programada para 2020. Contudo, o prazo foi postergado devido a desafios técnicos ocorridos em 2023. O aparelho foi revelado em janeiro de 2024 nas instalações da Skunk Works e, ao longo de 2025, passou por testes de motor, integração de sistemas e ensaios de táxi. Em 10 de julho do mesmo ano, o piloto de testes Nils Larson fez o primeiro táxi em baixa velocidade, indicando que a fase de solo estava concluída.

    Agora, o programa avança de forma progressiva. Os próximos passos incluem voos adicionais de verificação, seguidos do aumento gradual de velocidade e altitude até que se alcance o regime supersônico, com uma meta de Mach 1,4, conforme estabelecido na documentação do projeto. Durante essa fase, a NASA e a Lockheed Martin coletarão dados aerodinâmicos e acústicos. No futuro, a aeronave fará sobrevoos em áreas habitadas para medir a reação do público, uma etapa crucial para o processo de regulamentação.

    Além do aspecto tecnológico, o desafio do voo supersônico envolve questões regulatórias. Nos Estados Unidos, voos de passageiros a mais de Mach 1 sobre terra são proibidos desde 1973 devido a preocupações com o ruído. Outros países têm restrições semelhantes. O programa Quesst tem o objetivo de fornecer evidências científicas que possam levar à reconsideração dessas proibições, não com teorias, mas com dados concretos. Se a NASA demonstrar que o ruído gerado pelo X-59 é aceitável, a aviação civil poderá reconquistar espaço perdido após o fim do Concorde.

    É importante distinguir o X-59 de um protótipo para futuros aviões de passageiros. Trata-se, antes de tudo, de uma plataforma de testes. Não transportará civis nem estará disponível comercialmente; sua finalidade é gerar evidências sobre a viabilidade de voos supersônicos silenciosos. A NASA espera que os dados coletados possam ser usados para ajustar regulamentações futuras. Se o cenário for favorável, projetos comerciais poderão surgir, mas isso ainda está a uma distância considerável.

    A partir deste ponto, cada voo irá fornecer informações cruciais para avaliar se a proposta do X-59 possui potencial além do âmbito da pesquisa. O foco não será apenas a velocidade máxima, mas a sonoridade gerada e a resposta das comunidades durante os testes. Somente após esses dados, os reguladores poderão decidir se é o momento de revisar normas que permanecem praticamente inalteradas desde os anos setenta. O projeto não promete um novo Concorde, mas sim a oportunidade de abrir um caminho previamente considerado inviável.

    aviação Capítulo comercial NASA novo para primeiro realiza Supersônica voo X59
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Reddit WhatsApp Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorA NOVA ERA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA, LATAM DOMINA 25% NA INTERNACIONAL
    Próximo Artigo Embraer e Republic Airways Firmam Parceria Estratégica para Manutenção de E-Jets
    Cabin Crew
    Cabin Crew
    • Site
    • Facebook
    • Instagram

    Portal de notícias e etretenimento da aviação

    Posts Relacionados

    AZUL A MAIS PONTUAL DO MUNDO, MAIS 2 MIL VOOS NA LATAM

    04.11.2025

    OPORTUNIDADE NA EMBRAER #aviação #comissariodebordo #comissariodevoo #embraer

    04.11.2025

    MOMENTO ESTRATÉGICO NA AVIAÇÃO COM MUITAS VAGAS ABERTAS.

    04.11.2025
    Adicionar Um Comentário

    Os comentários estão encerrados.

    Papo de Galley
    Top Posts

    LATAM Brasil abre novo processo seletivo para tripulantes com início previsto em 2026

    29.10.202594 Visualizações

    Entre uma jornada e outra…

    30.10.202561 Visualizações

    Azul Airlines Avança Rumo à Recuperação: Passo Importante na Saída do Capítulo 11

    02.11.202521 Visualizações

    Lufthansa opera o Boeing 747-8 Intercontinental, a aeronave comercial mais rápida do mundo

    31.10.202519 Visualizações
    Não Perca
    Carreira e Formação 04.11.2025Por Douglas Santarelli

    AZUL A MAIS PONTUAL DO MUNDO, MAIS 2 MIL VOOS NA LATAM

    0

    AeroNotícias de Hoje ⌚A Azul foi considerada a companhia aérea mais pontual do mundo em…

    OPORTUNIDADE NA EMBRAER #aviação #comissariodebordo #comissariodevoo #embraer

    MOMENTO ESTRATÉGICO NA AVIAÇÃO COM MUITAS VAGAS ABERTAS.

    Pode fazer o curso de Comissário de Voo com 16 anos ?

    Contato
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify

    Newsletter

    Receba em primeira mão nossas notícias

    O site
    O site

    Cabin Crew é um portal voltado ao setor aéreo, com notícias, oportunidades e conteúdos exclusivos para comissários, pilotos e profissionais da aviação civil.

    Facebook Instagram YouTube Spotify WhatsApp Telegrama
    Notícias

    AZUL A MAIS PONTUAL DO MUNDO, MAIS 2 MIL VOOS NA LATAM

    OPORTUNIDADE NA EMBRAER #aviação #comissariodebordo #comissariodevoo #embraer

    MOMENTO ESTRATÉGICO NA AVIAÇÃO COM MUITAS VAGAS ABERTAS.

    Popular

    TIOZÃO CAST – EP#03 – Guilherme de Ribeiro

    17.03.20250 Visualizações

    Tiozão Cast – EP#05 – Sandra Assali

    05.04.20250 Visualizações

    Tiozão Cast – EP#05 – Sergio Duarte

    21.04.20250 Visualizações
    © 2025 Cabin Crew - Todos os direitos reservados
    • Home

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.