Uma investigação foi iniciada após a descoberta de uma ferramenta na asa esquerda de um Airbus A380-800 da Qantas, que realizou voos entre a Austrália e os EUA.
Conforme informações do Australian Transport Safety Bureau (ATSB), o objeto foi encontrado no Aeroporto de Sydney (SYD) após o retorno da aeronave do Aeroporto Internacional de Dallas Fort Worth (DFW).
O ATSB divulgou que o Airbus A380, identificado como VH-OQK, havia completado dois voos antes do achado da ferramenta.
No decorrer da investigação, representantes do ATSB irão entrevistar pessoas envolvidas, revisar registros de manutenção e coletar outras informações pertinentes.
“Um relatório final será publicado ao término da investigação. Se for identificado um problema sério de segurança durante o processo, o ATSB informará imediatamente os envolvidos para que possam ser adotadas as devidas medidas de segurança”, declarou o órgão.
A aeronave, que está em operação com a Qantas desde 2011, ficou armazenada entre fevereiro e dezembro de 2024 no Aeroporto Internacional Zayed (AUH), em Abu Dhabi.
Esse não é o primeiro caso que leva o ATSB a investigar a Qantas devido à presença de objetos estranhos nas aeronaves. Em 2 de fevereiro de 2024, uma ferramenta de manutenção foi encontrada atrás das lâminas do ventilador do motor número um de um Airbus A380 da Qantas no Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), durante uma inspeção pela equipe de mecânicos.
De acordo com um relatório de investigação publicado no site do ATSB, a ferramenta em questão havia sido considerada como perdida desde 6 de dezembro de 2023.

