A JHSF Participações, uma incorporadora de luxo comandada pela família de José Auriemo Neto, está trabalhando para obter a autorização necessária para iniciar operações de voos comerciais no Aeroporto Catarina, um terminal executivo privado situado nas proximidades de São Paulo. Essa mudança pode transformar significativamente a gestão do tráfego aéreo na região, que é uma das mais densamente povoadas do Brasil.
O governo federal reativou os estudos que visam permitir a operação de voos comerciais em aeroportos privados no país. Este assunto está sendo analisado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, que aguarda um parecer jurídico para delinear as novas regras para essa modalidade de operação.
A JHSF, amplamente reconhecida como uma das principais incorporadoras de alto padrão do Brasil, possui um portfólio diversificado, que inclui empreendimentos residenciais de luxo, além de shoppings, hotéis e restaurantes com marcas renomadas. Caso o Aeroporto Catarina seja autorizado a receber voos comerciais, isso representaria uma expansão significativa para a JHSF no setor de aviação e poderia criar uma nova fonte de receita.
Desde 2019, a empresa está em operação no Aeroporto Catarina, que é o primeiro aeroporto internacional do Brasil dedicado exclusivamente à aviação executiva e funciona 24 horas por dia. Se obtiver a aprovação, a JHSF precisaria construir um terminal de passageiros e realizar outros investimentos na infraestrutura da pista.
Em relação ao andamento desse projeto, a JHSF não fez comentários. A Casa Civil, por meio de sua assessoria, informou que não recebeu propostas para a alteração legal que facilitaria a operação de voos comerciais. O Ministério de Portos e Aeroportos também não forneceu um posicionamento sobre o assunto.
Embora a discussão sobre o Aeroporto Catarina não seja nova, ganhou um caráter urgente no final de 2025, devido à limitação de slots em Congonhas, que já opera em quase sua capacidade máxima. Essa restrição complica a inserção de novas rotas ou o aumento da frequência de voos por parte das companhias aéreas.

