Taiwan introduziu uma mudança significativa em suas diretrizes para a certificação de pilotos, reduzindo a idade mínima para candidatos a pilotos de transporte comercial e aéreo. Essa medida visa ampliar o recrutamento e alinhar as regras de certificação do país aos padrões internacionais.

A Administração da Aeronáutica Civil (CAA) de Taiwan anunciou a nova norma em 4 de novembro de 2025, indicando que os “Regulamentos sobre a certificação e qualificação do pessoal da aviação” serão alterados, permitindo que a idade mínima para obter uma licença de piloto comercial caia de 20 para 18 anos. Para a licença de piloto de linha aérea (ATPL), a idade mínima será reduzida de 23 para 21 anos. Além disso, o limite máximo de idade para pilotos em operações com tripulação múltipla será elevado de 60 para 65 anos, adequando-se aos critérios da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

Segundo a CAA, essa decisão foi tomada após consultas com companhias aéreas, escolas de aviação e autoridades de saúde, além de uma análise das melhores práticas globais. Apesar das mudanças, os padrões médicos permanecerão exigentes: pilotos com mais de 60 anos serão submetidos a exames físicos a cada quatro meses, e a operação de voos internacionais continuará a permitir apenas um piloto com 60 anos ou mais por cabine.

As autoridades ressaltaram que essas revisões buscam alinhar o sistema de licenciamento de Taiwan com o de países como os Estados Unidos e membros da União Europeia, onde a idade padrão para licenciamento de piloto comercial é de 18 anos. Com essas atualizações, Taiwan espera criar mais oportunidades para jovens aspirantes a pilotos, enquanto mantém altos padrões de segurança.

Essa mudança de diretrizes reflete a nova realidade do setor aéreo em Taiwan, que vem se recuperando da pandemia. Embora o número de passageiros tenha aumentado significativamente após o fim das restrições, a quantidade de pilotos qualificados ainda não acompanhou essa recuperação. Instituições de formação local relataram uma queda de mais de 40% nas inscrições em cursos de piloto comercial entre 2020 e 2022, e levará alguns anos para que a indústria repouse suas fileiras de profissionais. A redução na idade mínima permitirá que novos aviadores completem sua formação mais cedo, possibilitando que voem para companhias regionais a partir dos 20 anos.

Companhias aéreas em Taiwan, como China Airlines, EVA Air e STARLUX Airlines, aumentaram sua oferta de voos internacionais e regionais em 2025, o que gerou uma maior demanda por tripulações. Espera-se que as novas regras de idade ajudem a flexibilizar o recrutamento e atrair candidatos mais jovens, especialmente à medida que as transportadoras se preparam para expandir suas operações em novas rotas na Ásia e América do Norte.

O aumento do limite máximo de idade também é vantajoso para as empresas, pois capitães experientes acima de 60 anos poderão continuar a voar por mais anos, aliviando as pressões administrativas e permitindo a preservação do conhecimento acumulado. A combinação de novas gerações de pilotos e a possibilidade de extensão da atuação de veteranos visa estabilizar a força de trabalho e diminuir a dependência de pilotos estrangeiros.

A implementação dessas novas diretrizes ocorrerá assim que as alterações regulatórias forem formalmente aprovadas. Instituições de formação em aviação já estão atualizando seus materiais de recrutamento para refletir essas mudanças, que devem ser implementadas antes do fim do ano.

Em uma escala global, a escassez de pilotos continua a ser uma das questões mais desafiadoras enfrentadas pela indústria. Segundo a consultoria Oliver Wyman, espera-se que o déficit de pilotos comerciais ultrapasse 60.000 em todo o mundo até 2032, impulsionado pela rápida expansão das frotas, reformas e lacunas na formação após a pandemia. Em resposta, reguladores de várias regiões têm revisado os padrões de licenciamento, ampliado a capacidade de formação inicial e criado programas acelerados para candidatos qualificados.

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