A Southwest Airlines está se preparando para entrar no mercado de viagens premium, conforme revela uma pesquisa com seus clientes. Recentemente, a companhia, com sede em Dallas, sinalizou a possibilidade de lançar lounges exclusivos em aeroportos e um cartão de crédito premium, que custaria entre US$ 395 e US$ 650 anualmente, incluindo acesso gratuito às salas.
A pesquisa deixa claro que a Southwest planeja abrir esses espaços em diferentes hubs, indicando que a companhia está progredindo com essa ideia. Apesar de a frase ter sido proposta por uma empresa de marketing envolvida na pesquisa, isso sugere discussões ativas sobre o desenvolvimento de lounges.
Caso essa mudança se concretize, representará uma alteração significativa na estratégia da Southwest, que sempre focou na simplicidade e na redução de custos. Historicamente, a empresa não possuía lounges próprios e se concentrou em voos frequentes e de curta distância. Herb Kelleher, seu fundador, era conhecido por recusar qualquer modificação que pudesse afetar a cultura de baixo custo da companhia.
Nos últimos anos, as companhias aéreas americanas têm se voltado para cartões de crédito premium e associações a lounges como forma de aumentar receitas. Companhias como Delta, United e American Airlines expandiram suas ofertas e lounges. A estratégia da Southwest parece seguir essa tendência, com um cartão emitido pelo Chase que oferecerá acesso a lounges e uma série de benefícios para atrair viajantes dispostos a gastar mais.
A pesquisa da Southwest também avaliou diversos benefícios, como acesso ilimitado ao lounge, comida, bebidas, Wi-Fi e tomadas elétricas, além de créditos para taxas de identificação, upgrades de assento e recompensas de viagem. Essas opções indicam que a empresa e o Chase estão aperfeiçoando a proposta de valor e seu preço.
O público-alvo da companhia, geralmente composto por viajantes de lazer e pequenas empresas, pode ver a introdução de um cartão de crédito premium como um desvio de seu modelo tradicional. No entanto, a receita potencial é bastante atrativa. Outras companhias já geram bilhões por meio de parcerias com cartões de crédito, o que pode beneficiar a Southwest ao incentivar o uso de cartões e a cobrança de taxas anuais.
A localização exata dos futuros lounges ainda não foi determinada, mas locais como Dallas Love Field, Denver e Chicago Midway estão entre as maiores bases da Southwest e têm projetos de expansão que poderiam acomodar esses espaços. No Love Field, por exemplo, as reformas em andamento incluem áreas que seriam adequadas para a instalação de um lounge.
Entretanto, a falta de espaço nos aeroportos pode ser um obstáculo, já que muitos estão sobrelotados, e a criação de lounges exigiria mudanças na configuração dos terminais. Especialistas do setor sugerem que a companhia poderia iniciar suas operações com um ou dois lounges em mercados estratégicos antes de expandir o conceito para outras áreas do país. Essa abordagem gradual poderia coincidir com o lançamento dos novos cartões de crédito e horários de construção de aeroportos, possivelmente começando no final de 2026.

