A equipe responsável por reviver uma das marcas mais emblemáticas da aviação, a Pan Am, deu um passo importante em direção ao renascimento da companhia aérea.
No dia 9 de outubro de 2025, a AVi8 Air Capital, que se uniu à Pan Am Brands para reestruturar a transportadora, anunciou que deu início às formalidades junto à Federal Aviation Administration (FAA) para certificar a companhia.
A AVi8 Air Capital informou que seu objetivo é restabelecer a Pan Am como uma transportadora regular de acordo com a Parte 121 dos Estados Unidos, o que envolve a obtenção de todas as aprovações necessárias da FAA e do Departamento de Transportes dos EUA (DOT).
Um representante da AVi8 comentou que a empresa formou uma equipe de alto nível para liderar o processo de certificação e conta com o forte suporte inicial de arrendadores de aeronaves e fornecedores relevantes.
Adicionalmente, a companhia revelou que concluiu com êxito seu abrangente plano de negócios para o relançamento potencial da marca. Caso o projeto seja bem-sucedido, a Pan Am terá sua sede em Miami e operará uma frota de aeronaves Airbus.
O representante novamente enfatizou que atualizações sobre o processo de certificação e outros marcos relevantes serão divulgadas nos próximos meses.
Em junho de 2025, a Pan Am Brands, uma divisão da Pan American Global Holdings, em parceria com a AVi8 Air Capital, anunciou a avaliação da viabilidade do retorno da Pan Am como uma companhia aérea comercial.
Na ocasião, Craig Carter, CEO da Pan Am Global Holdings, expressou entusiasmo pela colaboração com a AVi8, destacando o desejo de trazer a marca de volta aos céus como uma companhia aérea comercial. Ele ressaltou que, apesar do histórico de inovação e excelência em serviços da Pan Am, ela continua sendo um nome querido na aviação.
Carter acrescentou que a parceria busca desenvolver um modelo sustentável e orientado para o futuro para a reintrodução dos serviços comerciais regulares sob a marca Pan Am, visando honrar seu legado e tornar a experiência mais acessível.
Para isso, a AVi8 Air Capital está avaliando as dinâmicas principais do mercado, a estratégia de frota e a infraestrutura operacional, além de realizar o planejamento financeiro necessário para restabelecer a Pan Am como uma transportadora comercial viável.

