Fechar Menu
Cabin CrewCabin Crew

    Newsletter

    Receba as últimas notícias da aviação

    Em Alta

    ANA encerra a marca AirJapan e alcança receita histórica

    QUANTO GANHA UM COMISSÁRIO DE VOO? #comissariodebordo #comissariodevoo #aviação #aeroporto

    Avianca e Gol Anunciam a Aquisição da SKY Airline

    Facebook Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Simulados ANAC
    • Cursos EAD
    • Vagas de Emprego
    WhatsApp Facebook Instagram YouTube LinkedIn Telegrama
    Cabin CrewCabin Crew
    • Home
    • Últimas notícias
      1. Destaques do dia
      2. Aeroportos e Infraestrutura
      3. Eventos e Atualizações
      4. Internacional
      5. Carreira e Formação
      6. Ver Todos

      Em Terra Firme, Mas sem perder a “Identidade”

      15.12.2025

      Piloto de Voo Comercial Evita Tragédia Aérea com Avião dos EUA Próximo à Venezuela

      15.12.2025

      Viracopos Recebe Classificação Máxima em Auditoria da ANAC para Planos de Resposta a Emergências

      15.12.2025

      Perspectivas e Desafios para Impulsionar seu Sucesso

      10.12.2025

      Viracopos Recebe Classificação Máxima em Auditoria da ANAC para Planos de Resposta a Emergências

      15.12.2025

      Encerramento do Aeroclube de Guaratinguetá: Um Retrato de Negligência, Conflitos Judiciais e Promessas Não Realizadas

      17.11.2025

      Emirates Inova com Processo de Check-in Sem Passaporte Usando Tecnologia Facial

      09.11.2025

      Brasil Sobressai em Segurança de Aviação, Mas Salários de Controladores de Tráfego Aéreo Precisam de Atenção – RSM

      05.11.2025

      Treinamento Especializado Eleva o Padrão de Atendimento e Segurança no Setor Aéreo

      15.12.2025

      São Paulo (SP) receberá a última etapa da Semana Safety de 2025, nos dias 17 a 19/11

      07.11.2025

      Guia Completo: Caminhos para se Tornar Piloto de Avião Comercial no Brasil

      01.11.2025

      Qantas Lança Inscrições para seu Programa de Formação em Segurança aérea

      01.11.2025

      Viracopos Recebe Classificação Máxima em Auditoria da ANAC para Planos de Resposta a Emergências

      15.12.2025

      Notificação do Regulador aos Gerentes da Indigo Sobre Interrupção – AeroTime

      10.12.2025

      Qatar Airways Nomeia COO do Aeroporto Internacional de Hamad como Novo CEO

      10.12.2025

      Greve dos Pilotos da Air Transat: Companhia Aérea Anuncia Suspensão de Voos

      10.12.2025

      Treinamento Especializado Eleva o Padrão de Atendimento e Segurança no Setor Aéreo

      15.12.2025

      AZUL VAI RETOMAR SELEÇÃO DE COMISSÁRIOS #azullinhasaéreas #comissariodevoo #aviação #piloto #anac

      12.12.2025

      CGA 13 – Conhecimentos Gerais de Aeronaves – Ângulos

      12.12.2025

      Teste seu Raciocínio para os testes SHL e AON #aviação #comissariadebordo #SHL #AON #latam #azul

      10.12.2025

      Treinamento Especializado Eleva o Padrão de Atendimento e Segurança no Setor Aéreo

      15.12.2025

      Em Terra Firme, Mas sem perder a “Identidade”

      15.12.2025

      A lacuna entre o Relatório Preliminar e o Relatório Final da Voepass e os reflexos sobre a transparência e a responsabilidade

      15.12.2025

      Piloto de Voo Comercial Evita Tragédia Aérea com Avião dos EUA Próximo à Venezuela

      15.12.2025
    • Dicas da Galley
      1. Beleza
      2. Moda
      3. Saúde e Bem estar
      4. Estilo de Vida na Aviação
      5. Dicas de viagem
      6. Histórias e experiências
      7. Networking e comunidade
      8. Ver Todos

      Em Terra Firme, Mas sem perder a “Identidade”

      15.12.2025

      Em Terra Firme, Mas sem perder a “Identidade”

      15.12.2025

      Emirates Revela a Evolution dos 40 Anos de seu Uniforme Icônico

      01.11.2025

      Em Terra Firme, Mas sem perder a “Identidade”

      15.12.2025

      Em Terra Firme, Mas sem perder a “Identidade”

      15.12.2025

      A Mulher que Sobreviveu a uma Queda de 10.000 Metros: O Caso Extraordinário que Desafia a Aviação Moderna e os Limites da Medicina

      23.11.2025

      Cidade de SC: Pioneira na Recepção do Primeiro Avião Comercial Brasileiro

      09.11.2025

      Emirates Revela a Evolution dos 40 Anos de seu Uniforme Icônico

      01.11.2025

      A Mulher que Sobreviveu a uma Queda de 10.000 Metros: O Caso Extraordinário que Desafia a Aviação Moderna e os Limites da Medicina

      23.11.2025

      Cidade de SC: Pioneira na Recepção do Primeiro Avião Comercial Brasileiro

      09.11.2025

      Emirates Revela a Evolution dos 40 Anos de seu Uniforme Icônico

      01.11.2025

      Bette Nash, a comissária de voo mais antiga do mundo, com quase 70 anos de carreira

      01.11.2025

      Treinamento Especializado Eleva o Padrão de Atendimento e Segurança no Setor Aéreo

      15.12.2025

      Em Terra Firme, Mas sem perder a “Identidade”

      15.12.2025

      O mito de “burlar” o SHL

      21.11.2025

      Processo Seletivo LATAM para Tripulantes de Cabine 2025. Principais Pontos do Edital

      06.11.2025
    • Videos
    Whatsapp
    Cabin CrewCabin Crew
    Você está em:Início » o impacto do armazenamento prolongado na aviação
    Indústria da Aviação Nenhum comentário

    o impacto do armazenamento prolongado na aviação

    Cabin CrewPor Cabin Crew31.10.20254 Mins lidos
    Facebook Twitter Pinterest Telegrama LinkedIn Tumblr E-mail Reddit
    o impacto do armazenamento prolongado na aviação
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp E-mail

    Manter aviões fora de operação exige manutenção constante e gera custos milionários — um desafio pouco conhecido que a indústria aérea enfrentou em larga escala

    Durante a pandemia de covid-19, milhares de aviões comerciais foram estocados em aeroportos e hangares ao redor do mundo, gerando custos milionários e desafios logísticos para fabricantes e companhias aéreas.

    O armazenamento prolongado exigiu manutenções constantes, cuidados rigorosos com os equipamentos e adaptações inéditas nos pátios das empresas. O episódio expôs a complexidade e o impacto financeiro de manter frotas inteiras fora de operação por meses ou anos.

    Armazenar aeronaves por longos períodos especialmente quando não há previsão de retorno imediato às operações gera custos elevados para as companhias aéreas e operadores. Esses custos variam de acordo com o porte do avião, o local e o tipo de armazenamento.

    Em média, manter um narrowbody, como um Airbus A320 ou um Boeing 737, custa entre US$ 2 mil e US$ 6,3 mil por mês, dependendo do nível de manutenção adotado — quanto maior o grau de prontidão para retorno imediato ao serviço, mais elevados os custos. Já os widebodies, como o A380, A350 ou o 777, podem ultrapassar US$ 10 mil mensais.

    O armazenamento prolongado demanda inspeções frequentes, manutenção preventiva e controle ambiental rigoroso fatores que aumentam os custos em comparação ao armazenamento de curto prazo. Hangar climatizado oferece maior proteção, mas é mais caro. A exposição a intempéries em áreas abertas, embora mais econômica, demanda inspeções e manutenção adicionais.

    O fator 737 MAX

    Quando a pandemia surgiu, em 2020, grande parte dos pátios de aeroportos e instalações de armazenamento nos Estados Unidos já estava ocupada por centenas de Boeing 737 MAX, que permaneciam estocados desde a suspensão global do modelo em 2019. Essa situação criou um desafio adicional para as companhias aéreas que precisaram encontrar espaço adequado para armazenar milhares de outras aeronaves que foram retiradas de operação devido à drástica queda na demanda por voos. A escassez de áreas apropriadas aumentou os custos logísticos e exigiu soluções improvisadas, como o uso de pistas de taxiamento e até estacionamentos de veículos, ampliando ainda mais a complexidade da gestão das frotas inativas.

    A paralisação afetou cerca de quinhentos Boeing 737 MAX, incluindo cem unidades recém-saídas da fábrica, após dois acidentes fatais em um intervalo de cinco meses. A crise reduziu em US$ 41,5 bilhões o valor de mercado da Boeing e resultou em um prejuízo estimado de US$ 1,5 bilhão em voos cancelados.

    Os custos de armazenamento variam conforme o modelo da aeronave. O 737 MAX 9, com peso vazio de 70.990 quilos, representava na época o maior custo entre os modelos da família. No entanto, companhias aéreas que armazenaram grandes frotas conseguiram negociar preços mais baixos por escala.

    O armazenamento exige manutenção constante, mesmo quando planejado que as aeronaves permaneçam fora de operação por longos períodos. Motores precisam ser acionados semanalmente, sistemas eletrônicos verificados e superfícies de controle testadas. Além disso, a exposição ao calor, areia, insetos e até bactérias pode comprometer a vida útil dos componentes.

    A paralisação prolongada também impôs desafios à retomada operacional. Ao final do período de armazenamento, cada aeronave exigiu uma revisão minuciosa que levou semanas, em comparação com os poucos dias exigidos após um armazenamento de curto prazo.

    A crise também levou à suspensão temporária da produção do 737 MAX, em janeiro de 2020, devido à falta de espaço para novos aviões nos pátios da Boeing e nas instalações de armazenamento nos Estados Unidos. Na época, cerca de quatrocentas aeronaves já estavam estocadas, e algumas precisaram ser estacionadas até mesmo nas áreas destinadas aos automóveis dos funcionários na unidade de Renton.

    A retomada das entregas ocorreu gradualmente após a aprovação da agência federal de aviação do Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) e de outros órgãos reguladores, e, até abril deste ano, 97 unidades seguiam armazenadas à espera de entrega, segundo estimativa da Flight Plan.

    A crise que paralisou os voos do 737 MAX e a estocagem em massa de frotas durante a pandemia expuseram os altos custos e a complexidade logística envolvidos no armazenamento prolongado de aeronaves.

    Fonte: Cabin Crew

    armazenamento aviação impacto prolongado
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Reddit WhatsApp Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorAmeaça de bomba em voo da Azul mobiliza Polícia Federal no Aeroporto Afonso Pena
    Próximo Artigo Passageiro da Lufthansa acusado de esfaquear adolescentes no B747
    Cabin Crew
    Cabin Crew
    • Site
    • Facebook
    • Instagram

    Portal de notícias e etretenimento da aviação

    Posts Relacionados

    Treinamento Especializado Eleva o Padrão de Atendimento e Segurança no Setor Aéreo

    15.12.2025

    Em Terra Firme, Mas sem perder a “Identidade”

    15.12.2025

    A lacuna entre o Relatório Preliminar e o Relatório Final da Voepass e os reflexos sobre a transparência e a responsabilidade

    15.12.2025
    Papo de Galley
    Top Posts

    Processo Seletivo LATAM para Tripulantes de Cabine 2025. Principais Pontos do Edital

    06.11.2025

    LATAM Brasil abre novo processo seletivo para tripulantes com início previsto em 2026

    29.10.2025

    David Barioni Neto, ex-presidente da TAM e um dos líderes mais influentes da aviação brasileira, morre aos 67 anos

    25.11.2025

    Entre uma jornada e outra…

    30.10.2025
    Não Perca
    Carreira e Formação 15.12.2025Por Cabin Crew

    Treinamento Especializado Eleva o Padrão de Atendimento e Segurança no Setor Aéreo

    0

    Profissionais da aviação que atuam na linha de frente do atendimento ao passageiro encontram, neste…

    Em Terra Firme, Mas sem perder a “Identidade”

    A lacuna entre o Relatório Preliminar e o Relatório Final da Voepass e os reflexos sobre a transparência e a responsabilidade

    Piloto de Voo Comercial Evita Tragédia Aérea com Avião dos EUA Próximo à Venezuela

    Contato
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify

    Newsletter

    Receba em primeira mão nossas notícias

    O site
    O site

    Cabin Crew é um portal voltado ao setor aéreo, com notícias, oportunidades e conteúdos exclusivos para comissários, pilotos e profissionais da aviação civil.

    Facebook Instagram YouTube Spotify WhatsApp Telegrama
    Notícias

    Treinamento Especializado Eleva o Padrão de Atendimento e Segurança no Setor Aéreo

    Em Terra Firme, Mas sem perder a “Identidade”

    A lacuna entre o Relatório Preliminar e o Relatório Final da Voepass e os reflexos sobre a transparência e a responsabilidade

    Popular

    TIOZÃO CAST – EP#03 – Guilherme de Ribeiro

    17.03.20250 Visualizações

    Tiozão Cast – EP#05 – Sandra Assali

    05.04.20250 Visualizações

    Tiozão Cast – EP#06 – Cesar Merigo

    12.05.20250 Visualizações
    © 2025 Cabin Crew - Todos os direitos reservados
    • Home

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.