Todos os voos que partem e chegam ao Aeroporto Internacional de El Paso (ELP), no Texas, foram suspensos por um período de 10 dias pela Administração Federal de Aviação (FAA) devido a preocupações de segurança.

A FAA emitiu um Aviso aos Aviadores (NOTAM) em 11 de fevereiro de 2025, às 23h30, no horário local, estabelecendo restrições de voo em um raio de 10 milhas ao redor do aeroporto até 21 de fevereiro de 2026.

O NOTAM classifica a área afetada como “Espaço Aéreo de Defesa HTL”, informando que pilotos que não seguirem as diretrizes podem ser interceptados e retidos pelas autoridades. Além disso, existe a possibilidade de uso da força letal contra aeronaves que representem uma ameaça à segurança.

Não foram divulgadas as razões específicas para o fechamento do espaço aéreo e do aeroporto, além da declaração da FAA sobre as preocupações de segurança. O Aeroporto Internacional de El Paso também emitiu um comunicado confirmando que todas as aeronaves permanecerão no chão durante esse período.

De acordo com um porta-voz do aeroporto, “todos os voos para El Paso estão suspensos, incluindo voos comerciais, de carga e gerais. A restrição de voo começou em 10 de fevereiro às 23h30 (MST) e irá até 20 de fevereiro às 23h30 (MST)”. Ele também recomendou que os passageiros verifiquem com suas companhias aéreas para mais informações sobre o status dos voos.

Vale ressaltar que o fechamento do espaço aéreo em torno de uma grande cidade dos Estados Unidos não ocorria desde os ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque. Segundo informações de fontes anônimas, “todo o tráfego aéreo foi suspenso em um raio de 10 milhas náuticas, abrangendo El Paso e Fort Bliss, do solo até 17.000 pés, o que significa que nenhuma aeronave, seja civil ou militar, pode operar na região até que a restrição seja removida”.

Compartilhar.
Exit mobile version