A Embraer continua a avançar na expansão de sua cadeia de suprimentos na Índia, finalizando uma visita importante ao país. Esse deslocamento reforça seu compromisso em fortalecer a colaboração industrial entre Brasil e Índia, ao mesmo tempo que busca novas oportunidades comerciais dentro de seu portfólio.
Roberto Chaves, Vice-Presidente Executivo de Compras e Suprimentos Globais da Embraer, destacou: “Reiteramos nossa dedicação em colaborar com a indústria aeroespacial da Índia. Nosso objetivo é desenvolver iniciativas conjuntas nas áreas de defesa e aviação civil, favorecendo a inovação tecnológica, uma operação de excelência e parcerias estratégicas duradouras.” Ele também mencionou que a Índia é um parceiro essencial para o futuro da indústria aeroespacial, enfatizando a construção de uma colaboração sustentável que beneficie tanto a base industrial local quanto as iniciativas globais.
Os encontros foram pautados pela longa trajetória da Embraer na Índia e as discussões em curso com empresas locais e autoridades governamentais. Durante a visita, a empresa explorou uma variedade de potenciais fornecedores em segmentos como montagem de aeroestruturas, usinagem, forja, fundição, desenvolvimento de compostos, cabeamento, além de hardware e software.
A Embraer considera a Índia um ator-chave na região da Ásia-Pacífico e está planejando a implementação de um robusto programa de cadeia de suprimentos local. Recentemente, a empresa abriu um escritório em Nova Delhi, reforçando sua presença na região. Além disso, uma equipe local de Compras foi estabelecida para apoiar as iniciativas de cadeia de suprimentos da Embraer no país.
A Índia é um mercado estratégico para a Embraer, abrangendo todos os segmentos de negócios da empresa. Atualmente, há mais de 44 aeronaves da Embraer operando no país, atendendo a setores de Aviação Comercial, Executiva e Defesa & Segurança. Entre elas, estão cinco jatos VIP utilizados pelo governo indiano e três aeronaves militares EMB 145 AEW “Netra” que pertencem à Força Aérea Indiana.


