A Copa Airlines, com sede no Panamá, é a mais nova companhia aérea a anunciar a implementação de Internet a bordo em toda a sua frota. O comunicado foi feito em 21 de janeiro de 2026, através das redes sociais da empresa, onde celebraram a novidade com a frase “A espera acabou!”.
A companhia planeja iniciar a disponibilização do serviço em outubro de 2026, mas ainda não foram revelados detalhes específicos, como o fornecedor escolhido, a tecnologia que será utilizada e as condições sob as quais o serviço será oferecido.
Esse movimento da Copa Airlines acompanha anúncios recentes de concorrentes na América Latina, que também estão integrando Wi-Fi em suas frotas. A Avianca, por exemplo, declarou que equipará toda a sua frota com conectividade até 2027. Da mesma forma, a LATAM Airlines fez um anúncio anterior, informando que o Wi-Fi estaria disponível em todos os seus voos de longo curso.
Nos Estados Unidos, a United Airlines, que é parceira da Copa Airlines na Star Alliance e um importante player no mercado do Panamá, começou a implementar a Internet de alta velocidade da SpaceX Starlink em sua frota a partir de outubro de 2025. Além disso, a American Airlines, que atua fortemente nas rotas do Caribe e América Latina, já oferece Internet na maioria de suas aeronaves e está em negociações com a Amazon para aprimorar seus serviços.
Embora a frota da Copa Airlines seja composta principalmente por aeronaves de corredor único, algumas de suas rotas, como aquelas do Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY) para Argentina, Brasil, Chile, Canadá e Nordeste dos Estados Unidos, são bastante longas. A introdução de Internet a bordo representará uma melhoria significativa na experiência dos passageiros.


