A Assembleia Nacional da Coreia decidiu iniciar uma investigação interpartidária sobre o acidente aéreo em Jeju, que resultou na morte de 179 pessoas. O incidente ocorreu quando um Boeing 737-800 colidiu com um aterro no Aeroporto Internacional de Muan (MWX) durante uma tentativa de pouso de emergência.
No dia 22 de dezembro de 2025, foi aprovado por 245 votos a favor e apenas um contra o lançamento de uma investigação independente, programada para se iniciar imediatamente, com duração inicial de 40 dias, podendo ser prorrogada.
Um comitê especial formado por 18 integrantes será responsável pela investigação, incluindo representantes do Partido Democrático da Coreia, do Partido do Poder Popular e de grupos não negociadores.
Um relatório preliminar, divulgado em janeiro de 2025, indicou que colisões com aves poderiam ser a causa do acidente que ocorreu em 29 de dezembro de 2024. Em julho do mesmo ano, o Conselho de Investigação de Acidentes Ferroviários (ARAIB) em um relatório preliminar, sugeriu que o piloto pode ter desligado, por engano, o motor errado após a colisão com a ave.
Com o motor direito já inoperante devido ao impacto, o desligamento do motor esquerdo resultou em perda total de potência, deixando a tripulação sem recursos. A investigação buscará esclarecer as causas do acidente e a responsabilidade pelo ocorrido.
Além disso, o comitê irá avaliar se o risco de colisões com aves no aeroporto foi subestimado e se algum dos motores ou outro componente da aeronave apresentava falhas. A análise também incluirá a construção e gerenciamento da estrutura de concreto do Aeroporto de Muan.
Um aspecto importante da investigação será verificar se houve tentativas de minimização ou encobrimento do incidente por parte das autoridades governamentais. As famílias das vítimas têm solicitado uma investigação independente, insatisfeitas com as respostas do governo.
Duas pessoas que estavam a bordo do voo de Jeju conseguiram sobreviver ao acidente, que culminou com a aeronave pousando de barriga e ultrapassando a pista, colisando em seguida com uma estrutura do aeroporto.


