A Emirates formalizou um pedido expressivo por 65 aeronaves Boeing 777-9, que totaliza US$ 38 bilhões de acordo com os preços de tabela, na abertura do Dubai Airshow 2025.

Esse novo contrato reforça a posição da companhia aérea de Dubai como a principal operadora mundial do modelo Boeing 777 e a maior cliente do motor GE9X.

Com esse compromisso, a Emirates agora possui 270 aeronaves do modelo 777X em sua lista de pedidos, ampliando sua carteira total de pedidos da Boeing para 315 aeronaves widebody, que incluem 10 cargueiros 777 e 35 unidades do 787. O total de motores GE9X solicitados subiu para 540, com a adição de 130 novos motores.

O acordo permite à Emirates a opção de converter parte do pedido do 777-9 para o 777-8 ou para o modelo proposto 777-10. A Boeing está avaliando a viabilidade do 777-10, que terá uma capacidade maior, adequando-se assim às operações com restrições de slots.

“O nosso desejo é que os fabricantes desenvolvam aeronaves com maior capacidade e eficiência, especialmente com o crescimento esperado do tráfego aéreo e as limitações que enfrentamos nos aeroportos”, comentou o Xeque Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e CEO da Emirates Airline and Group. “Apoiamos totalmente o estudo de viabilidade da Boeing para o 777-10 e temos opções para converter o nosso pedido do 777-9.”

A companhia aérea espera que sua primeira unidade do Boeing 777-9 chegue no segundo trimestre de 2027, com as entregas agora se estendendo até o fim da década de 2030.

Diversos atrasos têm ocorrido no desenvolvimento do Boeing 777X. Inicialmente, a entrada em operação do 777-9 foi postergada várias vezes, com as entregas agora previstas para 2027, levando a uma perda contabilística de até 4 bilhões de dólares. No final de outubro de 2025, a Boeing registrou uma perda de US$ 4,9 bilhões no terceiro trimestre devido a esses atrasos.

Tim Clark, presidente da Emirates, reiterou que a companhia ainda espera receber suas primeiras unidades do 777-9 em 2027, apontando que, caso o cronograma original de 2020 tivesse sido cumprido, a empresa já estaria operando dezenas de aeronaves desse modelo.

Atualmente, a Emirates opera 269 aeronaves, incluindo 116 Airbus A380. Seus pedidos futuros somam agora 367 aeronaves dos modelos Boeing e Airbus, abrangendo 270 do 777-9, 10 cargueiros 777, 35 do 787 e 52 do Airbus A350-900.

A AeroTime está cobrindo ao vivo o Dubai Airshow 2025, trazendo atualizações e insights exclusivos durante o evento, convidando os visitantes a passarem pelo estande #294.

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