Em 16 de outubro de 2026, a Spirit Airlines, localizada em Fort Lauderdale, comunicou a demissão de mais 365 pilotos como parte de sua reestruturação. A companhia, que enfrenta dificuldades financeiras, teve que realizar cortes significativos após solicitar proteção contra falência, conforme o Capítulo 11, em agosto de 2025.

Essas novas demissões seguem a decisão da empresa, anunciada no início de outubro, de reduzir quase pela metade sua frota composta exclusivamente por aeronaves Airbus e de encerrar operações em várias bases. A iniciativa é parte de um esforço para garantir a sustentabilidade da empresa.

A Spirit saiu de sua primeira fase de proteção contra falência em março de 2025, com um plano de negócios reformulado e novas lideranças. No entanto, a companhia se viu desafiada por uma demanda estagnada nos EUA, tarifas competitivas de rivais e altos custos operacionais, o que dificultou sua recuperação. As perdas continuaram a aumentar, levando a outra solicitação de falência no final de agosto.

Antes deste anúncio recente, a Spirit havia demitido cerca de 330 pilotos e planejava dispensar mais 270 em novembro de 2025, à medida que novas bases fossem fechadas e aeronaves retornadas aos arrendadores.

De acordo com a nova comunicação da companhia, além das demissões, até 170 pilotos teriam seu status rebaixado no primeiro trimestre de 2026. A transportadora destacou que tais ações visam alinhar o quadro de funcionários à reduzida capacidade operacional e ao tamanho da frota.

Atualmente, a Spirit conta com aproximadamente 2.400 pilotos. Em dezembro de 2025, planeja cortar cerca de 1.800 comissários de bordo, o que representa um terço do total da sua equipe de cabine. Além disso, a companhia também está promovendo a rescisão de 12 arrendamentos de aeroportos e 19 contratos de assistência em solo.

A frota da Spirit atualmente consiste em 214 aeronaves, incluindo 62 A320-200, 91 A320neo, 29 A321-200 e 32 A321neo. Contudo, cerca de 30% das aeronaves estão fora de operação, algumas aguardando manutenção e outras não voando em razão de cortes na rede.

Enquanto os esforços para reduzir custos e ajustar a capacidade continuam, a Spirit está lentamente se esforçando para estabilizar sua situação financeira e manter suas operações.

Em 13 de outubro de 2025, a Spirit Airlines anunciou que havia recebido a aprovação do Tribunal de Falências dos EUA para um financiamento de US$ 475 milhões e um acordo significativo com seu principal arrendador, a AerCap. Essas aprovações foram um passo importante na reestruturação da empresa, com US$ 200 milhões imediatamente disponíveis para apoiar as operações durante esse período.

Com o acordo firmado com a AerCap, o arrendador destinará US$ 150 milhões à Spirit, enquanto a companhia rejeitará os arrendamentos de 27 aeronaves, além de resolver todas as reivindicações pendentes entre as partes. Essa negociação faz parte da estratégia da Spirit para cortar custos fixos e simplificar sua frota.

Os recentes cortes de pessoal, somados às demissões de comissários e à redução da frota, visam tornar a Spirit uma companhia aérea mais enxuta e resiliente em seu percurso para a recuperação.

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