A Southwest Airlines avança em seu ambicioso plano de transformação, anunciando duas iniciativas importantes em 15 de outubro de 2025, com foco na melhoria da experiência dos clientes e no aumento da lucratividade.
A companhia de baixo custo revelou pela primeira vez os novos interiores das cabines da frota de Boeing 737 MAX. Este projeto foi inicialmente divulgado em fevereiro de 2024 e será implementado em todas as novas aeronaves B737 MAX que se juntarem à frota a partir de agora.
A estreia desse novo layout de 175 assentos ocorrerá com um Boeing 737 MAX 8 (matrícula N8972S), que começará a operar em 16 de outubro de 2025.
A nova cabine apresentará predominantemente tons azuis, com assentos RECARO R2 mais finos. As fileiras frontais contarão com assentos Extra Legroom (ELR), facilmente identificáveis por um padrão de capa de assento diferenciado, com uma tonalidade mais clara na parte superior.
Embora esses assentos não incluam telas, eles possuem suportes para dispositivos pessoais e tomadas USB-A e USB-C. Além disso, a Southwest oferecerá conectividade Wi-Fi a bordo de suas novas aeronaves MAX, em parceria com a Viasat.
Conforme dados da ch-aviation, até 16 de outubro de 2025, a Southwest Airlines já havia encomendado 274 aeronaves Boeing 737 MAX 7 e 197 MAX 8.
Essas inovações fazem parte da estratégia da Southwest para melhorar sua rentabilidade, especialmente diante da pressão crescente de investidores ativistas como a Elliott. Isso inclui investimentos substanciais em sua infraestrutura tecnológica e em gestão de receitas.
No mesmo dia do lançamento das novas cabines, a companhia aérea anunciou uma parceria com a Volantio, uma empresa especialista em otimização de receitas pós-venda.
A Volantio criou um sistema que permite que as companhias aéreas analisem grandes volumes de dados para identificar voos com alta demanda, que podem justificar tarifas mais elevadas. Com isso, a companhia pode entrar em contato proativamente com passageiros que já possuem bilhetes e oferecer compensações financeiras para que eles devolvam seus bilhetes, possibilitando a revenda a preços mais altos.
Um ponto crucial desse conceito é que todas as trocas de bilhetes são feitas de forma voluntária, após o passageiro aceitar a oferta para devolver seu bilhete.
A AeroTime entrevistou Azim Barodawala, cofundador e CEO da Volantio, durante o World Aviation Festival, um importante evento de tecnologia aérea que ocorreu em Lisboa de 7 a 9 de outubro de 2025, para entender mais sobre essa nova tecnologia.
Barodawala explicou que a proposta de seu negócio se baseia na ideia de que os viajantes são mais flexíveis do que se imagina. A equipe da Volantio conduziu uma pesquisa com mais de 2.000 pessoas em nove países, considerando idade e renda, e encontrou que 87% dos entrevistados mostraram algum nível de flexibilidade para mudar seus planos de viagem, desde que fossem devidamente compensados.
Ele acrescentou que a Volantio, que recebeu investimentos da JetBlue Ventures (tesouraria posteriormente adquirida pela SKY VC), já colabora com companhias como Alaska Airlines, Qantas e grupos da IAG, além de estar aplicando os mesmos princípios em eventos da Broadway.
“Nós não nos restringimos apenas ao setor aéreo”, afirmou. “Existem diversas indústrias trilionárias ao redor do mundo, como transporte marítimo e eventos ao vivo, que compartilham três características: oferta limitada, demanda volátil e estoques perecíveis. Começamos com aviação, mas há muito potencial fora desse campo.”


