As ações da easyJet, a transportadora europeia de baixo custo, tiveram um aumento de até 12% após surgirem rumores sobre um possível interesse de aquisição pela Mediterranean Shipping Company (MSC), um grupo marítimo global. Informações da imprensa italiana indicam que a MSC, com sede na Suíça, estaria contemplando a compra total ou parcial da companhia aérea.
A easyJet foi fundada em 1995 por Stelios Haji-Ioannou, um grego cipriota, e se prepara para comemorar o 30º aniversário de seu primeiro voo em novembro de 2025. Ao longo dos últimos trinta anos, a companhia se consolidou como a segunda maior aérea de baixo custo da Europa, ficando atrás apenas do Grupo Ryanair e à frente da Wizz Air.
Em 14 de outubro de 2025, o jornal Corriere Della Sera noticiou que fontes ligadas às negociações afirmaram que a MSC estaria avaliando a possível aquisição da easyJet. A MSC, que é um conglomerado com presença em 155 países e está sob controle da rica família Aponte, possui uma frota de 600 embarcações e cerca de 100.000 funcionários. A divisão MSC Cruise é a mais reconhecida pelo público.
No passado, a MSC já demonstrou interesse em companhias aéreas. Em 2022, a empresa negociou com o Grupo Lufthansa a compra da ITA Airways, sucessora da extinta Alitalia, mas acabou retirando sua proposta. O relatório recente indica que a MSC poderia estar considerando uma parceria com um fundo de investimento para obter uma participação na easyJet, embora as avaliações ainda estivessem em fase inicial.
Embora a easyJet tenha se destacado no setor de voos de baixo custo, analistas expressaram preocupações sobre sua rentabilidade futura e possibilidades de crescimento em um mercado europeu cada vez mais competitivo. O aumento das ações da easyJet na bolsa de Londres elevou seu valor de mercado para aproximadamente £ 3,6 bilhões (US$ 4,8 bilhões).
Por outro lado, a MSC negou publicamente qualquer intenção de aquisição da easyJet, afirmando que não há planos para integrar operações aéreas em sua ampla gama de serviços logísticos. Curiosamente, o mesmo jornal italiano que divulgou as notícias sobre a MSC já havia feito reportagens sobre negociações.
Recentemente, Michael O’Leary, presidente da Ryanair, expressou dúvidas sobre o futuro da easyJet, sugerindo que a companhia poderia enfrentar dificuldades para crescer e eventualmente ser dividida, com suas operações sendo adquiridas por outras aéreas em seus países de operação.
A easyJet, que já havia indicado expectativas de mais de £ 1 bilhão em lucro pré-impostos no futuro, também obteve um lucro de £ 602 milhões em 2024, com receitas chegadas a £ 9,3 bilhões. A situação das operações da easyJet na Itália permanece um assunto de interesse e poderia ter implicações regulatórias em um potencial cenário de aquisição, já que a easyJet desempenha um papel importante em diversas rotas na Europa.


