A Air New Zealand deu início a uma nova era com o voo de sua primeira aeronave elétrica, o BETA ALIA CX300, que ocorreu em 17 de outubro de 2025, no Aeroporto de Tauranga (TRG).

Produzido pela BETA Technologies, uma empresa inovadora dos Estados Unidos, o avião chegou à Nova Zelândia uma semana antes e foi apresentado em uma cerimônia ao amanhecer em Tauranga.

Após o teste inicial, a aeronave seguiu com sucesso para o Aeroporto Internacional de Hamilton (HLZ), onde permanecerá temporaariamente. Em dezembro de 2025, ela será levada para o Aeroporto de Wellington (WLG) para mais dois meses de operações.

Baden Smith, Gerente Geral de Frota, Redes e Estratégia da Air New Zealand, destacou a importância desse voo inaugural como um passo importante no programa de aeronaves de próxima geração da companhia, refletindo sua estratégia de inovação. Ele mencionou que a Nova Zelândia sempre teve uma rica história de inovações na aviação, citando figuras como Richard Pearse e a era dos barcos voadores TEAL. Smith afirmou que a parceria com a BETA é essencial para moldar o futuro da aviação, tanto local quanto globalmente.

Chris Caputo, Diretor de Operações de Voo da BETA Technologies, ressaltou que o voo inaugural representa uma fusão importante de design e inovação operacional. O objetivo do ALIA CX300 é garantir um meio de transporte comercial rápido, seguro e eficiente.

Em termos de avaliação, a Air New Zealand alugou a aeronave por um período de quatro meses para um projeto de demonstração técnica. Essa iniciativa visa analisar o desempenho da aeronave em condições neozelandesas, ao mesmo tempo em que familiariza os pilotos e engenheiros com a tecnologia.

Durante seu tempo em Hamilton, as equipes da Air New Zealand e da BETA realizarão diversos voos para testes em diferentes condições. Em dezembro, a aeronave mudará para Wellington, onde operará voos entre Wellington e Blenheim.

O ALIA CX300 foi elaborado como uma aeronave polivalente, adequada para operações no mundo real. Com um design convencional para decolagem e pouso, ele pode ser utilizado nas infraestruturas aeroportuárias atuais e conta com um sistema de propulsão elétrica que não gera emissões durante os voos.

A BETA projetou sua aeronave para ser confiável em qualquer clima, permitindo acomodar dois tripulantes e transportar cerca de 5,6 metros cúbicos (200 pés cúbicos) de carga, com um alcance de aproximadamente 398 quilômetros (215 milhas náuticas). A Air New Zealand planeja treinar seus pilotos para operar o ALIA CX300 em novembro, após a chegada do avião em Hamilton.

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