A Singapore Airlines está se preparando para aposentar suas últimas aeronaves Boeing 737-800. Este processo de substituição ocorre devido à introdução do modelo mais moderno, o Boeing 737 MAX 8, com a última unidade da versão antiga programada para ser retirada de serviço na próxima semana.
A desativação da última aeronave, registrada como 9V-MGN, marcará o fim de mais de dez anos de operações com esse modelo. Ao longo desse período, a companhia operou um total de 16 aeronaves desse tipo.
Os primeiros 737-800 foram entregues à antiga subsidiária SilkAir em fevereiro de 2014. Após a fusão com a Singapore Airlines, que ocorreu em maio de 2021, os aviões foram incorporados à frota principal. Com a aposentadoria da última unidade, que tem 10 anos e 1 mês, a empresa decidiu que este é o momento ideal para estrear totalmente a nova frota.
Inicialmente, a Singapore Airlines contava com 15 jatos Boeing 737-800. Hoje, restam apenas quatro, mas apenas uma está em operação ativa. A companhia tem retirado as aeronaves em etapas, conforme novos Boeing 737 MAX 8 são entregues. O primeiro jato do modelo antigo foi aposentado em 2022, e outros foram desativados ao longo do ano de 2024.
A decisão de descontinuar os 737-800 se deve ao maior custo de operação em comparação com as novas aeronaves, além da experiência inferior oferecida aos passageiros. Os modelos 737 MAX 8 vêm equipados com assentos totalmente reclináveis na classe executiva e Wi-Fi disponível para todos os viajantes, trazendo uma proposta de conforto superior.
O modelo mais recente tem capacidade para 144 passageiros na classe econômica, e a companhia busca padronizar a experiência premium em toda a sua frota, o que motiva a aposentadoria dos 737-800.
Com 19 unidades do Boeing 737 MAX 8 já em operação e mais sete a caminho, a companhia se vê voltada para um futuro centrado em jatos de corredor único para suas rotas de curto alcance. O último voo programado da versão 737-800 está marcado para 26 de outubro de 2026, que será o último dia da temporada de verão de 2025, conforme a programação da IATA.
Durante outubro de 2025, a aeronave operou quase exclusivamente na rota entre o Aeroporto Changi de Cingapura e Penang, na Malásia, onde os voos têm uma duração de aproximadamente uma hora. A aeronave também realizou alguns voos ocasionais para Katmandu, no Nepal.
Após as aposentadorias, as quatro unidades restantes (9V-MGK, 9V-MGL, 9V-MGM e 9V-MGN) retornarão aos seus arrendadores, sendo substituídas por cinco novos 737 MAX 8 no próximo exercício financeiro.


