O primeiro Airbus A321XLR é agora parte da frota da American Airlines, tendo chegado ao Aeroporto Internacional de Dallas Fort Worth (DFW) recentemente.
A aeronave, registrada como N303NY, decolou em 22 de outubro de 2025, das instalações da Airbus em Hamburgo, na Alemanha, completando um voo de 11 horas sobre o Atlântico.
Este A321XLR marca a chegada de uma nova fase na companhia aérea, que já planeja seu voo comercial inaugural para 18 de dezembro de 2025, ligando o Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) ao Aeroporto de Los Angeles (LAX).
A American Airlines, que se diz ser a primeira companhia dos EUA a operar essa aeronave, afirmou que o modelo foi desenvolvido para oferecer conforto em viagens longas. Em declarações de Heather Garboden, Diretora de Clientes da American, a companhia expressou entusiasmo por proporcionar uma experiência de classe premium a seus passageiros, independentemente da distância da viagem.
Os novos A321XLR terão um layout de três classes, incluindo 20 assentos ‘Flagship Suite’, 12 na classe econômica premium e 123 na cabine principal. Além disso, este serviço oferece benefícios como prioridade em check-in, segurança e embarque, além de acesso ao Greenwich Lounge no JFK.
Embora o N303NY seja o primeiro A321XLR da American a chegar aos Estados Unidos, a companhia já havia recebido um exemplar anterior em julho de 2025, que estava temporariamente fora de serviço devido a questões internas. Outras companhias aéreas, como Iberia, Wizz Air, Qantas e Aer Lingus, também receberam suas primeiras unidades do A321XLR.


