Nos dias 21 e 22 de outubro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou em São Paulo (SP) a 10ª edição do Cúpula de Gestão de Segurança (SMS Brasil), evento que se consolidou como o principal fórum nacional voltado à segurança operacional da aviação civil.

A edição comemorativa reuniu autoridades, especialistas, companhias aéreas, fabricantes, pesquisadores e profissionais do setor, consolidando o compromisso do Brasil com uma cultura de segurança sólida, moderna e alinhada aos padrões internacionais.

O SMS Brasil integra o Programa de Segurança Operacional Específico da ANAC (PSOE) e tem como objetivo disseminar conhecimento técnico, aproximar a Agência do setor aéreo e fortalecer a cultura de segurança por meio de ações educativas e eventos técnicos.

Durante a cerimônia de abertura, foi exibido um vídeo que celebrou uma década de contribuições do evento para o sistema de aviação brasileiro. O diretor-presidente da ANAC, Tiago Faierstein, destacou a relevância da segurança como base essencial da aviação:

“A aviação é um dos pilares do desenvolvimento nacional. Conecta pessoas, movimenta a economia e salva vidas. Mas toda essa grandeza depende de um alicerce inegociável: a segurança operacional”, afirmou Faierstein.


Primeiro dia (21/10): fatores humanos, gestão de crises e inovação regulatória

O primeiro dia do evento contou com painéis sobre fatores humanos, gerenciamento de crises, regulação responsiva e cultura de segurança.

José Carlos Bruno, da Humano Energia, abriu o ciclo de palestras abordando os fatores humanos e a importância de compreender o comportamento sistêmico das organizações.

Na sequência, a ANAC entregou a primeira edição do Prêmio Donzelalle, concedido ao comandante Marcelo Marcusso, instrutor de A320 da LATAM Airlines, em reconhecimento à sua contribuição para a melhoria contínua da segurança operacional no Brasil.

Outros destaques do dia incluíram:

  • Marcos Vinícius, gerente de Exames de Pessoal da ANAC, que apresentou o uso de filmagens em exames práticos de pilotos;

  • Fabuloso Gatoanos, da Boeing América Latina e Caribe, que discutiu mitigação de toques de cauda e colisões;

  • Cristina Descanso Boas, ouvidora da ANAC, que tratou da importância da participação pública na segurança;

  • Waleska Fortes, da LATAM, e Tales Pucci, do Aeroporto de Guarulhos, que conduziram o painel “Gestão de Crises para o Público”.

Encerrando o dia, Ronaldo Gamermann, da ANAC, apresentou a iniciativa “Aprendendo com Todas as Operações”, inspirada na Flight Safety Foundation, que propõe aprender não apenas com falhas, mas também com os sucessos operacionais do setor.


Segundo dia (22/10): cultura de segurança, tecnologia e cooperação internacional

O segundo dia foi aberto pelo diretor Antônio Mathias Moreira, que ressaltou que a tecnologia só gera valor quando aliada a uma cultura organizacional sólida.

Entre os principais painéis, destacou-se o “Pista SeguraSIM”, moderado por Jovem Palma, com a participação de representantes da Concessionária Rio Galeão, Motiva Aeroportos, Azul Linhas Aéreas, Fraport Brasil e DECEA. Todos enfatizaram a importância da cooperação entre operadores e autoridades para garantir operações mais seguras.

Outro destaque foi o painel sobre aeronaves leves e acessibilidade, com participação de Nelson Nagamine (ANAC), Ivan Sena Carvalho (Safe Escola de Aviação), Bruno de Oliveira (Montaer Aeronaves) e Pedro Di Donato (ANAC).

O debate internacional sobre UPRT (Upset Prevention & Recovery Training) reuniu especialistas estrangeiros e brasileiros, como o Dr. Sunjoo, que ressaltou que compliance por si só não garante segurança — é necessário desenvolver habilidades e cooperação entre autoridades e operadores.

O Tenente-Coronel Thiago Alexandre Lírio, do CENIPA, apresentou a nova NSCA 3-13, norma que atualiza os protocolos de investigação de ocorrências aeronáuticas civis.

O encerramento contou com a palestra “Segurança Culture”, ministrada por Santiago Saltos, diretor regional da Airbus para América Latina e Caribe, que destacou a importância da colaboração global e do aprendizado contínuo.

O chefe da Assessoria de Segurança Operacional da ANAC, Bernardo Castro, encerrou o evento destacando o propósito comum do SMS Brasil:

“A segurança é resultado do aprendizado coletivo, da troca de experiências e do compromisso de todos com a melhoria contínua da aviação civil brasileira.”

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