A Embraer, empresa brasileira especializada na fabricação de aeronaves, continua a ampliar sua presença na Ásia, reforçando sua colaboração industrial com a Índia, segundo a revista Aero Magazine.
No dia 9 de outubro, representantes da Embraer realizaram uma visita à Índia com o intuito de estabelecer parcerias nos setores de aviação civil, executiva e de defesa. O foco principal foi fortalecer a cadeia de fornecimento e identificar fornecedores industriais e competências tecnológicas já consolidadas no mercado indiano.
Durante essa visita, a equipe examinou possíveis fornecedores em áreas como montagem de aeroestruturas, usinagem, forjamento e fundição, além de materiais compostos e desenvolvimento de hardware e software.
Dentro de sua estratégia de crescimento, a Embraer anunciou a abertura de um escritório em Nova Deli, que contará com uma equipe dedicada à área de compras. Este novo escritório desempenhará um papel crucial na integração de fornecedores indianos aos projetos globais da empresa.
Atualmente, a Embraer possui mais de 44 aeronaves em operação na Índia, atendendo clientes nos setores de aviação comercial, jatos executivos e defesa. Dentre essas aeronaves, estão cinco modelos VIP utilizados pelo governo indiano e três EMB 145 AEW “Netra”, que são empregados pela Força Aérea da Índia em missões de alerta aéreo antecipado.
A atuação da Embraer na região asiática não se limita à Índia. Recentemente, sua subsidiária Eve Air Mobility firmou um contrato com a japonesa AirX para fornecer duas aeronaves elétricas. Além disso, durante o Singapore Airshow em fevereiro, a empresa anunciou a venda de aviões de transporte militar C-390 Millennium para o Uzbequistão, tornando este país o primeiro operador desse modelo na Ásia Central.


