A transportadora malaia AirBorneo realizou um pedido de oito aeronaves da fabricante ATR, sendo cinco modelos ATR 72-600 e três ATR 42-600, além de opções para mais quatro aeronaves. As entregas estão previstas entre 2027 e 2029.

Este anúncio aconteceu no primeiro dia do Singapore Airshow 2026 e foi confirmado pelo Ministério dos Transportes de Sarawak, na Malásia, em um comunicado datado de 3 de fevereiro de 2026.

Megat Ardian, CEO da AirBorneo, afirmou que a linha de aeronaves ATR demonstrou ser a mais adequada para as operações da empresa. Ele destacou que a atualização para a nova série -600 permitirá a continuidade da conectividade essencial enquanto a AirBorneo se prepara para um crescimento sustentável no futuro.

Segundo a ATR, esse pedido representa um passo importante na evolução da AirBorneo, que é a companhia aérea estatal de Sarawak, responsável pelos Serviços Aéreos Rurais (RAS) que interligam comunidades isoladas no leste da Malásia, especialmente nas regiões de Sarawak, Sabah e Labuan.

Este movimento faz parte do plano de renovação da frota da AirBorneo, que ocorreu após a aquisição da MASwings pelo governo de Sarawak e a consequente mudança de marca. Atualmente, a AirBorneo opera com oito aeronaves ATR 72-500, que foram transferidas da MASwings.

A CEO da ATR, Nathalie Tarnaud Laude, comentou que a escolha da AirBorneo pelos modelos ATR 72-600 e ATR 42-600 destaca a robustez e versatilidade dessa família de aeronaves, além de sua adequação para operações regionais desafiadoras.

A fabricante ressaltou que as aeronaves contam com tecnologia avançada, sistemas de navegação modernos e maior conforto na cabine. Elas também foram projetadas para facilitar o transporte de pacientes em situações de emergência e foram otimizadas para um desempenho confiável em rotas regionais e rurais em Bornéu.

Laude acrescentou que o ATR 42-600 se destaca pela eficiência e custos operacionais reduzidos, tornando-o ideal para rotas de baixa densidade, enquanto o ATR 72-600 oferece capacidade extra quando necessário.

O acordo inclui também quatro opções de compra, potencializando oportunidades de crescimento além da rede RAS e possibilitando uma possível expansão regional na Área de Crescimento da ASEAN, que abrange Brunei Darussalam, Indonésia, Malásia e Filipinas.

Compartilhar.

Portal de notícias e etretenimento da aviação

Exit mobile version