A Embraer e a Adani Defence & Aerospace firmaram um acordo com o intuito de desenvolver uma infraestrutura de aviação regional na Índia. O Memorando de Entendimento (MoU) permitirá que as duas empresas colaborem na fabricação de aeronaves, na cadeia de suprimentos, nos serviços pós-venda e na capacitação de pilotos.
O objetivo principal dessa parceria é estabelecer uma unidade de produção de aviões no país e aumentar gradativamente a produção local, apoiando o programa de Aeronaves de Transporte Regional (RTA). Essa iniciativa está em consonância com o projeto Aatmanirbhar Bharat, que visa fortalecer a capacidade industrial da Índia, além da política UDAN, que busca expandir a conectividade aérea em regiões menores.
Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, destacou que a Índia é um mercado crucial para a empresa e que essa colaboração permitirá unir a experiência da Embraer com a capacidade industrial da Adani. Juntos, as duas organizações analisarão as soluções mais adequadas para apoiar o programa RTA e seus próximos passos.
Com um forte histórico em engenharia e na fabricação de aeronaves, a Embraer contará ainda com a vasta influência da Adani na cadeia de valor da aviação, que abrange desde a infraestrutura aeroportuária até serviços de manutenção, reparo e treinamento.
Jeet Adani, diretor da Adani Defence & Aerospace, enfatizou a importância da aviação regional para o crescimento econômico, afirmando que a criação de uma base sólida nessa área é vital para melhorar a conectividade nas metrópoles e áreas rurais da Índia. Ele também reiterou que esta colaboração fortalecerá as relações entre Índia e Brasil.
O objetivo do ecossistema criado é suprir a demanda interna e gerar uma quantidade significativa de empregos diretos e indiretos nas áreas de engenharia, fabricação, logística e suporte. Ashish Rajvanshi, presidente e CEO da Adani Defence & Aerospace, mencionou que essa parceria visa estruturar o futuro da aviação regional na Índia, com o intuito de impulsionar a indústria local, criar vagas de trabalho qualificado e melhorar a posição do país no cenário global.
A Embraer já possui uma presença estabelecida na Índia, com quase 50 aeronaves operando no setor comercial, de defesa e executivo. Exemplos incluem o Legacy 600 e o ‘Netra’ AEW&C, que foi desenvolvido com base na plataforma ERJ145. Por sua vez, a Star Air opera com uma frota de 13 aeronaves dos modelos E175 e ERJ145.
A Adani Defence & Aerospace é a maior empresa privada indiana no setor de defesa e aeroespacial, com foco em capacidades críticas nos setores terrestre, aéreo e marítimo. Está comprometida com a fabricação local de aeronaves e drones, alinhando-se com as prioridades de segurança do país.
Além de contar com um vasto ecossistema de MRO e um crescente programa de treinamento de pilotos, a Adani Defence & Aerospace busca fortalecer toda a cadeia de valor da aviação na Índia, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços para apoiar a autossuficiência do país.
—
Siga-nos e fique por dentro das novidades! Assine nossa Newsletter e entre no nosso grupo no WhatsApp para não perder nada.


