A Direção Geral de Aviação Civil da Espanha concedeu à Air Europa sete frequências semanais para operar voos entre Barcelona (BCN) e Istambul (IST).
Em maio de 2025, a companhia aérea espanhola iniciou um serviço direto, que inicialmente funcionava quatro semanas ligando Madrid-Barajas (MAD) ao hub turco. Esse serviço foi posteriormente ampliado para um voo diário.
As conexões aéreas entre a Espanha e a Turquia se expandiram em 2025, impulsionadas pelo aumento do turismo e das relações comerciais entre os países, além do tráfego de conexões. A Turkish Airlines inaugurou a primeira rota sem escalas entre Istambul e Sevilha (SVQ) em setembro de 2025, enquanto sua subsidiária AJet iniciou operações entre Ancara-Esenboga (ESB) e Barcelona e Madrid em outubro.
A Vueling, uma companhia aérea low-cost e parte do International Airlines Group (IAG), também começou a operar voos diretos entre Barcelona e Istambul. Essa rota foi inicialmente lançada com três voos semanais em cada sentido, mas rapidamente evoluiu para um serviço diário, com planos de elevar a frequência para 13 voos semanais durante o verão de 2026.
O acordo bilateral em vigor entre a Espanha e a Turquia ainda permite que companhias aéreas espanholas acrescentem novas frequências nas rotas entre os dois países.
Em novembro de 2024, quando a Direção de Aviação Civil da Espanha designou uma frequência diária entre Madrid e Istambul para a Air Europa, havia 25 frequências semanais disponíveis para as empresas aéreas espanhola operarem entre Barcelona e Istambul. Desde então, 11 dessas frequências foram ocupadas, com a Air Europa adicionando sete e a Vueling quatro. Além disso, existiam ainda 35 frequências semanais entre Madrid e Istambul e 14 para outras rotas.
Para a Air Europa, a inauguração de novas rotas para a Turquia representa uma oportunidade significativa de crescimento. Historicamente, a companhia se concentrou em mercados na Europa Ocidental e América Latina. Contudo, a Turkish Airlines adquirindo uma participação de 26% na empresa abre novos caminhos para colaborações comerciais e operações.
Em conversa com a AeroTime em Sevilha, em setembro de 2025, o presidente da Turkish Airlines, Professor Ahmed Bolat, mencionou que as duas companhias estão se colocando em uma posição para operar de forma mais integrada no futuro, embora não tenha fornecido maiores detalhes sobre possíveis colaborações.
A introdução de novas rotas turcas pela Air Europa promete melhorar a conectividade entre as redes complementares das duas companhias. A AeroTime tentou contatar a Air Europa para obter comentários sobre o assunto.


