A Qanot Sharq se tornou a pioneira na operação do Airbus A321XLR na Ásia Central e na Comunidade dos Estados Independentes (CEI) ao receber sua nova aeronave.
Em 19 de novembro de 2025, a Airbus anunciou a entrega do primeiro de quatro A321XLR à companhia aérea uzbeque, que faz parte de um contrato de arrendamento de longo prazo com a Air Lease Corporation (ALC).
A aeronave é impulsionada por motores CFM LEAP-1A e possui uma configuração para 190 passageiros, divididos em duas classes: 16 assentos na classe executiva com poltronas que se tornam camas e 174 na econômica.
Com essa nova frota de A321XLR, a Qanot Sharq planeja expandir sua rede de voos internacionais, atendendo a destinos importantes na Ásia, como Sanya, Busan e Nova York (com conexões via Budapeste).
Nosir Abdugafarov, proprietário da Qanot Sharq, expressou satisfação ao receber a nova aeronave e destacou que seu alcance excepcional e eficiência permitirão a criação de novas rotas diretas saindo do Uzbequistão, além de melhorar a rede internacional da empresa, oferecendo maior conforto aos passageiros e mantendo a eficiência operacional.
No início de fevereiro de 2025, a Air Lease e a Qanot Sharq selaram um acordo para a locação de várias novas aeronaves, com entregas programadas para 2026 e 2027.
O novo A321XLR da Qanot Sharq foi recentemente avistado após pintura nas instalações da Airbus Finkenwerder, na Alemanha, em outubro de 2025.
AJ Abedin, vice-presidente sênior de marketing da Air Lease, disse que a empresa se orgulha de ser a primeira locadora a trazer o A321XLR para a Ásia, ressaltando a parceria de longa data com a Qanot Sharq. Ele acredita que, com o desempenho operacional desta aeronave e a localização estratégica do Uzbequistão, a companhia está bem posicionada para aproveitar ao máximo as vantagens do novo modelo.
Em uma ocorrência relacionada, a American Airlines deu início à operação do seu primeiro voo com o A321XLR no dia 18 de dezembro de 2025, tornando-se a primeira companhia aérea dos Estados Unidos a operar este novo modelo de longo alcance. O voo inaugural partiu do Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) em Nova York, transportando mais de 150 passageiros para o Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX).


