A Lufthansa finalizou a montagem de duas aeronaves emblemáticas em seu Hangar One, localizado próximo ao Aeroporto de Frankfurt. O Junkers Ju 52 e o Lockheed L-1649A Super Star serão as atrações principais da nova exposição que será lançada em 2026, em celebração ao centenário da Deutsche Luft Hansa.
### Uma História de Paderborn a Frankfurt
O famoso “Tia Ju” esteve nos últimos quatro anos no Aeroporto Paderborn-Lippstadt (PAD), onde a Quax Association, formada por apaixonados pela aviação, restaurou a aeronave para sua antiga condição.
Ambas as aeronaves foram transportadas em partes até Frankfurt usando caminhões pesados e foram cuidadosamente montadas nas instalações do aeroporto. O Ju 52, registrado como D-AQUI, faz parte da Deutsche Lufthansa Berlin Stiftung.
“Com o nosso Ju 52, estamos preservando a história da Lufthansa e da aviação,” afirmou Wolfgang von Richthofen, gerente do projeto do novo Centro de Visitantes e Conferências da Lufthansa. Ele acrescentou que a aeronave histórica será uma parte fundamental da exposição, disponível ao público, incluindo clientes e funcionários.
Desde que se juntou à frota da Lufthansa em 1932, o Junkers Ju 52 se tornou essencial nas operações da companhia, chegando a ser metade da frota em seus primeiros anos. Esta aeronave de três motores, famosa por seu corpo em metal ondulado, era admirada pela sua confiabilidade em pistas difíceis e não pavimentadas.
Aprontado inicialmente como um monomotor em 1930, a versão trimotor tornou-se um ícone da aviação. Apesar de milhares terem sido fabricadas, apenas algumas estão operacionais hoje. A aeronave em Frankfurt, D-AQUI, foi adquirida pela Lufthansa em 1984 em comemoração ao seu 60º aniversário.
### O Super Star: Uma Relíquia da Era de Ouro das Viagens
O Lockheed L-1649A Super Star, integrado à frota em 1957, simboliza o auge das viagens aéreas de luxo. Este modelo inovador foi o primeiro a oferecer uma classe exclusiva chamada Senator e realizava voos diretos sem escalas para Nova York, com durações que podiam chegar a 17 horas a partir do Aeroporto de Hamburgo (HAM).
Com 35,42 metros de comprimento e 45,18 metros de envergadura, o Super Star quadrimotor representa a transição entre a era das hélices e o início da era dos jatos.
O Hangar One do Grupo Lufthansa, próximo ao Centro de Aviação, tem múltiplas funções; serve como um espaço de trabalho para funcionários, uma área para parceiros comerciais, e um ponto de encontro para entusiastas da aviação. Com uma fachada de vidro, o espaço permite que os visitantes tenham uma vista da aeronave histórica do lado de fora, enquanto uma galeria interna apresenta exposições sobre a rica história da Lufthansa. O centro também estará disponível para eventos externos e conta com um café lounge. A inauguração será uma parte das celebrações do centenário da Lufthansa.


