A Etihad Airways anunciou uma significativa ampliação de sua frota de aeronaves da Airbus durante o Dubai Airshow 2025, formalizando compromissos para a aquisição de 32 novos jatos de fuselagem larga e assegurando mais 13 aeronaves através de um contrato de locação com a Avolon.
O comunicado foi feito em uma coletiva no dia 18 de novembro de 2025, onde estavam presentes o CEO da divisão de Aeronaves Comerciais, Christian Scherer, e o CEO da Etihad, Antonoaldo Neves. Este foi o primeiro pedido comercial anunciado pela fabricante europeia no segundo dia do evento.
A Etihad confirmou a compra de uma combinação dos modelos A350-1000, A350F e A330-900, com as primeiras entregas programadas para iniciar em 2027. Embora não tenham sido fornecidas informações detalhadas sobre a divisão entre pedidos firmes e opções, a companhia aérea declarou que os novos compromissos elevam seu total de aquisições de aeronaves de fuselagem larga este ano para 60.
Antonoaldo Neves, CEO da Etihad, destacou que o A350 apresenta um desempenho notável, oferecendo eficiência de combustível e redução de tempo de inatividade. Apesar de mencionar que uma versão ampliada é “conceitualmente” viável, Neves afirmou que isso não é uma prioridade no momento, enfatizando a preferência por mais A350-1000 e considerando a Ásia e o Sudeste Asiático como os principais mercados para o A330.
Em adição à compra direta de seis A330-900, a Etihad firmou um contrato de locação para mais nove A330neos com a Avolon, aumentando assim sua futura frota de A330neo para 15 aeronaves. A Avolon também irá fornecer quatro jatos da família A320neo, com entregas previstas para 2027 e 2028.
A companhia aérea ressaltou que os novos jatos de fuselagem larga e estreita são essenciais para o crescimento em Abu Dhabi e para a expansão de suas rotas de médio e curto alcance. Até 17 de novembro, a frota operacional da Etihad contava com 115 aeronaves que atendem mais de 100 destinos globalmente.
Neves afirmou que as novas adições proporcionarão “flexibilidade e eficiência” essenciais para o próximo ciclo de expansão da empresa. Ele destacou o papel fundamental do A330neo na consolidação da rede de rotas de médio curso, enquanto a família A320neo apoiará o crescimento no segmento de curto alcance e aprimorará a conectividade em Abu Dhabi.
Andy Cronin, CEO da Avolon, elogiou a decisão da Etihad em optar pelo A330neo, considerando-a um forte apoio ao programa em um contexto de alta demanda por capacidade de fuselagem larga. A Avolon já possui 87 A330neos em sua frota e foi uma das primeiras clientes do modelo em 2014.
Acompanhe a cobertura ao vivo do Dubai Airshow 2025 com a AeroTime, que trará atualizações e insights ao longo do evento. Visite o estande #294 para se encontrar com nossa equipe durante a feira.


