A companhia aérea de baixo custo do Vietnã, Vietjet, optou por não prorrogar o contrato de leasing com a Chengdu Airlines para duas aeronaves COMAC C909, conforme informou a Reuters.

Em 20 de outubro de 2025, a agência noticiou que o contrato, que expirou em 18 de outubro de 2025, não foi renovado. Fontes revelaram à Reuters que essa decisão se deveu principalmente aos altos custos relacionados ao uso de tripulações estrangeiras e serviços de manutenção, e não ao desempenho das aeronaves C909.

Outro fator que influenciou essa decisão foram as restrições impostas pelas regulamentações da aviação no Vietnã.

Os dois modelos de C909, fabricados pela Commercial Aircraft Corporation of China, foram incorporados à frota da Vietjet em abril de 2025, logo após a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Vietnã. Aderindo ao registro, a aeronave número B-656 e a B-652G realizavam voos internos entre os aeroportos de Con Dao (VCS), Hanoi Noi Bai (HAN) e Cidade de Ho Chi Minh (SGN).

A entrada desse tipo de avião no Vietnã representou um marco significativo no mercado aéreo local.

Os últimos voos do C909 para a Vietjet ocorreram em 17 de outubro de 2025, do aeroporto de Con Dao para o aeroporto de Hanoi Noi Bai.

A COMAC busca consolidar sua presença no mercado de aeronaves do Sudeste Asiático, onde mantém boas relações diplomáticas com diversos países da região. Em setembro de 2025, Tony Fernandes, CEO da Capital A, empresa controladora da AirAsia, confirmou que a companhia está em estágios avançados de negociação com a COMAC para a aquisição de um número indeterminado de C919.

Vale lembrar que o C909 era anteriormente conhecido como ARJ21-700.

Compartilhar.

Portal de notícias e etretenimento da aviação

Os comentários estão encerrados.

Exit mobile version