Um Boeing 737-800 da Ryanair precisou pousar com níveis de combustível abaixo do recomendado após fracassadas tentativas de aterrissagem em três aeroportos no Reino Unido durante uma tempestade. Embora a aeronave tenha conseguido aterrissar sem incidentes, as autoridades estão investigando o ocorrido.
O voo em questão, FR3418, ocorreu no dia 3 de outubro de 2025 e foi realizado pela Malta Air, uma subsidiária da Ryanair. A rota ia de Pisa, na Itália, até Glasgow-Prestwick, na Escócia. O avião, com registro 9H-QBD, possui 10,3 anos e está configurado para 189 passageiros em uma única classe.
O avião decolou de Pisa às 17h28, uma hora e meia após o horário previsto. Após a decolagem, ele seguiu em direção ao Reino Unido, passando por Suíça e França. Ao se aproximar da Escócia, o tempo estava severo, com alerta de tempestade Amy, que trouxe ventos fortes e chuvas intensas para toda a região norte do Reino Unido.
Apesar das condições adversas, o FR3418 tentou se aproximar de Prestwick. Dados do Flightradar24 indicam que houve uma primeira tentativa de pouso às 19h04, que foi abortada. Uma segunda tentativa ocorreu às 19h34, também sem sucesso. A tripulação, então, optou por seguir para o Aeroporto de Edimburgo, seu destino alternativo.
Às 20h09, ao tentar pousar em Edimburgo, a aeronave enfrentou dificuldades devido aos ventos intensos e decidiu se dirigir ao Aeroporto de Manchester, onde as condições eram esperadas mais favoráveis.
Nesse ponto, após várias tentativas de aterrissagem e um longo tempo em voo, o combustível estava criticamente baixo. Durante a aproximação a Manchester, a tripulação declarou emergência de combustível e pediu prioridade para aterrissagem. O avião finalmente aterrisou com apenas 220 kg de combustível restante, o que dava apenas seis minutos de voo.
A Divisão de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB) está apurando o incidente, caracterizado como grave. Um porta-voz da Ryanair afirmou que a empresa está colaborando com as autoridades e não pode comentar sobre a investigação em andamento.
Uma avaliação profissional destacou que a situação foi “perigosa”, considerando os regulamentos que exigem que os aviões tenham combustível suficiente para 30 minutos de voo após a aterrissagem. O voo FR3418 claramente não atendeu a esse critério. Após desembarcar em Manchester às 20h51, os passageiros foram transportados para Prestwick, chegando dez horas depois do previsto. Outros voos da Ryanair também enfrentaram dificuldades nas mesmas condições climáticas e foram desviados para diferentes aeroportos.


