Os engenheiros da Lufthansa Technik, na Alemanha, estão prestes a finalizar um projeto ambicioso: a restauração e exposição de um clássico avião Lockheed L-1649A Starliner. Com 18 anos de planejamento, a aeronave totalmente recuperada será apresentada em um novo Centro de Visitantes da Lufthansa, que será inaugurado em Frankfurt no início de 2026.
Após a decisão da fundação Deutsche Lufthansa Berlin-Stiftung, do Grupo Lufthansa, em meados dos anos 2000, o Lockheed 1649A Starliner foi adicionado à sua coleção de aeronaves históricas, que já incluía o venerável Junkers Ju-52 D-AQUI.
Na década de 1950, o Lockheed “Super Star” integrou a frota da Lufthansa, voando entre a Alemanha e os Estados Unidos, oferecendo a primeira classe Senator, que proporcionava aos passageiros uma experiência de voo luxuosa, com refeições preparadas por um chef e acomodações confortáveis para um trajeto que durava quase 17 horas.
Com seus quatro motores a pistão, o Super Star representou um marco nas viagens aéreas transatlânticas. Os voos partiam de Hamburgo, onde também estava localizada a base de manutenção da companhia. Este avião, que foi reintroduzido em janeiro de 2025, tem uma importância significativa tanto para a Lufthansa quanto para a Lufthansa Technik. Dos 44 exemplares produzidos, quatro serviram a companhia até a chegada do Boeing 707, nos anos 60.
Em 2015, a Lufthansa Super Star GmbH foi criada como uma subsidiária do Grupo Lufthansa para restaurar a aeronave original da Trans World Airlines de 1957, começando o trabalho em Auburn, Maine. No entanto, em 2018, após um investimento de mais de 150 milhões de euros e muito esforço, o projeto de tornar o Super Star aeronavegável foi interrompido devido à falta de recursos e ao aumento dos custos.
A Lufthansa Super Star GmbH decidiu, então, prosseguir com a restauração da aeronave para uma condição estática de alta qualidade. Em 2019, a aeronave foi transportada para Bremen, onde permaneceu até fevereiro de 2021, sendo depois levada para Paderborn. Em outubro de 2023, foi realocada para a base da Lufthansa Technik em Hamburgo para sua montagem final e preservação.
A remontagem em Hamburgo é um processo detalhado. As principais partes da aeronave, incluindo fuselagem, asas e a icônica cauda tripla, chegaram à Lufthansa Technik em outubro de 2023, juntamente com 292 caixas de peças menores. Desde então, uma equipe de engenheiros tem trabalhado cuidadosamente na reconstrução da aeronave.
Em janeiro de 2025, a aeronave montada foi apresentada à mídia, embora ainda precisasse da restauração do famoso esquema de cores da Lufthansa da década de 50. Após essa apresentação, a aeronave foi desmontada novamente para ser transportada ao Aeroporto Münster/Osnabrück no verão de 2025.
Em agosto de 2025, o avião recebeu uma nova pintura que reconstituiu seu visual clássico. O projeto foi realizado no Aeroporto de Münster/Osnabrück, onde a empresa Altitude Paint Services executou o trabalho, com a Mankiewicz, de Hamburgo, doando cerca de 500 litros de tinta especial.
Os principais desafios na repintura incluíram a recriação das características parabólicas que fazem parte do design histórico da Lufthansa. O trabalho foi fundamentado em documentos arquivados e em um plano de pintura elaborado pela equipe de Soluções Gráficas da Lufthansa Technik.
Após a repintura, o Super Star foi transportado para o Aeroporto de Frankfurt (FRA), onde será a principal atração do novo centro de conferências e visitantes do Grupo Lufthansa, a ser inaugurado na primavera de 2026, em comemoração ao centenário da empresa. Uma estrutura de vidro no centro permitirá que as exposições sejam vistas do lado de fora.


